Alcobaça vai regressar à Época Medieval com a Batalha de Aljubarrota

Entre os dias 13 e 16 de Agosto é possível reviver a Batalha de Aljubarrota, um marco da História de Portugal.

Foto
David Clifford

A Batalha de Aljubarrota é sobejamente conhecida de todos os portugueses. Uma tarde de Agosto que, há 630 anos, marcou a afirmação de Portugal como um reino independente. A Padeira, a figura lendária que terá morto castelhanos que se encontravam escondidos num forno, vai estar em destaque nesta edição da “Aljubarrota Medieval”, que se vai realizar entre 13 e 16 de Agosto nesta vila do concelho de Alcobaça.

O evento vai arrancar com uma noite dedicada à heroína e carismática figura de Aljubarrota, “um símbolo que as pessoas reconhecem facilmente e com o qual se identificam, uma vez que a sua lenda está devidamente implantada na cultura geral portuguesa”, refere Inês Silva, vereadora da Cultura. A noite vai contar com um cortejo e dramatização pelas ruas da vila, espectáculo de fogo e ilusionismo.

Depois da homenagem à figura feminina lendária do concelho, será possível assistir, no sábado, à recriação do acontecimento que marcou o destino do país. O Dia da Batalha vai contar com centenas de participantes vindos de vários pontos de Portugal.

Pela vila vai poder encontrar “o afamado pão da padeira, queijos, enchidos, mel, compotas, olaria, tecelagem e bordados, cartomantes, tendas árabes, tabernas, muita música e malabarismo”. Ao passear pelas ruas de Aljubarrota vai sentir como se o tempo tivesse recuado até à época medieval.

“Música, poesia, feiticeiras, cartomantes, banquetes e serões… foram inventadas muitas formas de passar o tempo, no tempo em que o tempo ainda não tinha ponteiros de horas, minutos e segundos”, anuncia o site da autarquia.

O evento, organizado pela Câmara Municipal de Alcobaça em conjunto com a Junta de Freguesia de Aljubarrota e a Companhia Livre – feiras e mercados medievais de Portugal, pretende levar os visitantes a “reviver os tempos medievais e a celebrar a Batalha de Aljubarrota, momento decisivo na história da Nação, cuja vitória portuguesa resolveu a disputa que dividia o Reino de Portugal e o Reino de Castela e Leão”.

No passado mês de Julho foi desenvolvida uma acção de promoção do evento no Fórum Sintra. A iniciativa, que tinha como objectivo recrutar voluntários para a recriação da batalha, “deixar o bichinho” do que se vai passar em Alcobaça e levar os intervenientes a visitar o Aljubarrota Medieval.

Texto editado por Ana Fernandes

Sugerir correcção
Comentar