Um avião devia aterrar na pista três mas, por motivos desconhecidos, não consegue parar. Separa-se em dois: a parte da frente ainda cai dentro dos limites do aeroporto mas a traseira aterra fora, no talude da CRIL. Este é o guião para o exercício de emergência que o Aeroporto de Lisboa vai realizar na madrugada de sábado, e que vai obrigar ao encerramento temporário da circular interna de Lisboa já na sexta-feira.
Em comunicado, a ANA – Aeroportos de Portugal explica que o exercício visa testar a capacidade de resposta em caso de acidente. “O exercício proposto terá como objectivo avaliar a resposta e coordenação dos meios e entidades num cenário de acidente com uma aeronave cujos destroços ficarão no interior e no exterior do perímetro aeroportuário”, lê-se na nota.
O teste, com o nome de código ALS2013, vai realizar-se no sábado, com início à meia-noite, e levará ao corte total da circulação na Circular Regional Interna de Lisboa (CRIL), nos dois sentidos, entre as 22h de sexta-feira e as 6h de sábado.
A PSP e a GNR vão estar em sete pontos estratégicos a prestar informações aos automobilistas sobre o desvio de trânsito.
O acesso da Ponte Vasco da Gama ao IC17, no sentido Lisboa, vai estar totalmente cortado, com os automobilistas a serem canalizados para a Segunda Circular e a A1.
Quem segue na Segunda Circular tem o acesso directo cortado à Ponte Vasco da Gama e ao IC17, no sentido de Odivelas. Os automobilistas que circulam na A1 vindos do Norte podem dirigir-se à Ponte Vasco da Gama mas não terão acesso à CRIL, podendo optar pela Segunda Circular, por exemplo.
Quem circular no IC2 no sentido Santa Iria de Azóia-Lisboa não pode aceder à Ponte Vasco da Gama nem à CRIL. O acesso a CRIL para quem segue da Praça José Queirós vai estar totalmente cortado. Quem vai do Eixo Norte-Sul com destino à CRIL, Sacavém, Moscavide e A1 encontra o acesso cortado, mantendo-se o acesso no sentido A8 e Odivelas. A CRIL estará cortada ao fim do túnel no sentido Odivelas-Sacavém.

Comentar