A palavra dita vai rivalizar com a escrita na Feira do Livro do Porto

Feira do Livro do Porto decorre entre 4 e 19 de Setembro, nos jardins do Palácio de Cristal

Foto

Quando, daqui a uma semana, abrir a Feira do Livro do Porto, os visitantes vão encontrar muito mais do que publicações a preço de saldo. Tal como na edição do ano passado – a primeira totalmente organizada pela Câmara do Porto – o objectivo é que a feira seja uma espécie de festival literário, com uma programação cultural e de animação a rivalizar com as ofertas dos expositores. Este ano, com Agustina Bessa-Luís no centro de todas as atenções, o programa cultural da feira volta a incluir um festival de Spoken Word e vários debates.

As palavras ditas mostram-se logo no dia de abertura, a 4 de Setembro, pelas 22h, pela voz do rapper português Valete. Será apenas a primeira sessão deste pequeno festival que, em seis sessões, sempre às sextas-feiras e aos sábados, vai animar a feira dos jardins do Palácio de Cristal. A última sessão, a 19 de Setembro, apenas um dia antes do encerramento da Feira do Livro, começa às 19h e ficará nas mãos do projecto Os Poetas, nascido de um trabalho conjunto de Rodrigo Leão, Gabriel Gomes e Hermínio Monteiro, antigo editor da Assírio & Alvim, falecido em 2001.

Antes, o auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett (situada nos jardins do Palácio de Cristal) recebe ainda a voz e a guitarra de Tiago Gomes e Flak (dia 5, às 22h), o grupo vocal feminino Sopa de Pedra (dia 11, às 22h), o grupo Capella Duriensis (dia 12, às 19h) e o espectáculo inédito "Intervencionista", de Anamar (dia 18, às 22h).

A Câmara do Porto ainda não divulgou o programa completo da Feira do Livro, o que só deverá acontecer na próxima semana. Contudo, desde o ano passado que se sabe que a homenageada será Agustina Bessa-Luís e que o tema geral da feira será a Felicidade. Tal como aconteceu com Vasco Graça Moura, a escritora irá ter o seu nome inscrito numa placa numa das árvores da Avenida das Tílias, onde estará instalada a feira e, no dia 5, terá uma sessão especial do programa municipal Um Objecto e Seus Discursos por Semana, que se irá realizar no recinto. A partir das 18h, Mónica Baldaque, Isabel Ponce de Leão e Zita Seabra vão estar por ali a falar do percurso e da obra da autora.

A programação cultural da feira passará ainda pelos debates que, este ano, serão dez e irão contar com participantes como Richard Zimler, Valter Hugo Mãe, Sérgio Godinho, Álvaro Magalhães ou Francisco José Viegas. Com a Felicidade a atravessar toda a programação montada pelo pelouro da Cultura da Câmara do Porto estão em cima da mesa temas como “Números Felizes” ou “Memórias Políticas: um passado feliz?”.

Sugerir correcção
Comentar