130 mil pessoas já viram Lisboa do topo do Arco da Rua Augusta

Portugueses não pagam para subir ao miradouro no sábado de manhã.

i-video
Lisboa a 360º do alto do Arco da Rua Augusta Vera Moutinho

Desde que abriu ao público a 9 de Agosto de 2013, o Arco da Rua Augusta em Lisboa já foi visitado por cerca de 130 mil pessoas. Para assinalar o primeiro aniversário da abertura do monumento, os portugueses poderão visitá-lo gratuitamente este sábado de manhã.

Em comunicado, a Associação Turismo de Lisboa (ATL) explica que a entrada é gratuita entre as 9h e as 13h, para portugueses. Fora desse horário (as portas fecham às 19h) e para turistas estrangeiros, o bilhete custa os habituais 2,5 euros e as crianças até aos cinco anos não pagam.

A entrada no monumento também conhecido como Arco do Triunfo faz-se pela Rua Augusta, através de uma pequena porta ao lado do arco. Os visitantes podem subir de elevador até ao segundo piso e depois têm de subir quase 30 degraus até ao salão de abóbadas que alberga a maquinaria do relógio do arco. Ali é possível ficar a conhecer um pouco da história deste monumento, que começou a ser pensado em 1759 mas só ficou pronto em 1875.

É preciso subir mais 40 degraus para chegar ao miradouro, no topo, onde se encontra “uma das mais belas e extensas vistas panorâmicas sobre Lisboa”, sublinha a ATL. Dali avistam-se o Terreiro do Paço, a Baixa Pombalina, a Sé, o Castelo de São Jorge e o Tejo.

A requalificação deste monumento e a instalação do elevador custaram 950 mil euros à ATL.

Sugerir correcção
Comentar