Treze funcionários da Marfel assistidos por inalação de gás

Gerente da fábrica garante que a produção será retomada já a partir das 14h. Fuga de gás ocorreu quando estava a ser manuseada uma botija de 20 quilos.

Uma fuga de gás numa oficina de apoio à produção da fábrica têxtil Marfel, em Felgueiras, deixou intoxicadas, na manhã desta quarta-feira, 13 pessoas que trabalham naquela empresa e levou à evacuação e consequente paragem de produção na unidade fabril. Oito funcionários tiveram mesmo de ser receber tratamento hospitalar, enquanto os restantes foram assistidos pelos bombeiros no local. Constantino Lira, gerente da empresa, garante que a situação já está, contudo, normalizada e que a fábrica irá reabrir depois do almoço, às 14h.

“Não foi nada de grave. Uma botija de gás que tinha acabado de ser substituída, por estar vazia, não foi convenientemente fechada e largou um bocado de gás que ainda tinha no fundo. Meia dúzia de pessoas sentiram-se mal e por precaução chamamos os bombeiros”, disse ao PÚBLICO Constantino Lira. A mesma fonte garantiu ainda que “está a decorrer um inquérito para saber quem” não acondicionou a botija devidamente.
 
De acordo com o 2.º Comandante dos Bombeiros Voluntários de Felgueira, Hugo Ribeiro, o alarme chegou à corporação pelas 10h09 e quatro ambulâncias  e um carro de combate a incêndio foram mobilizados para o local. "Na fábrica foram assistidas cinco pessoas às quais administramos oxigénio. Apresentavam sinais ligeiros de intoxicação. Essas ficaram bem, mas as restantes oito continuavam com dores de cabeça e náuseas. Por isso, quatro foram transportadas para o hospital de Guimarães e outras quatro para o hospital de Penafiel", explicou o responsável ao PÚBLICO. Hugo Ribeiro, que comandou a operação de socorro no local, explicou ainda que a fuga de gás ocorreu quando estava a ser manuseada uma botija de gás com "20 quilos".

Sugerir correcção
Comentar