Paulo Portas dá apoio a boicote escolar em Monção

a O líder do CDS-PP desafiou ontem em Merufe, Monção, a ministra da Educação a visitar a escola que mandou encerrar e defendeu a autonomia das escolas e a liberdade de escolha para os pais. Paulo Portas deslocou-se à freguesia a convite do presidente da comissão política distrital do CDS-PP de Viana do Castelo.Acompanhado pelo líder da bancada parlamentar, Diogo Feio, e por João Paulo Carvalho, deputado com assento na Comissão Parlamentar de Educação, Portas ouviu os pais e não teve dúvidas em afirmar "que não houve nem critérios nem justiça" para o fecho de uma escola "aprumada, com cerca de 27 alunos e com todas as condições para funcionar". "Se a ministra da Educação diz que não fecha escolas com mais de dez alunos, ou não está a dizer a verdade ou a política do ministério não faz sentido", declarou o presidente do CDS-PP, que apontou o caso da primária de Mosteiro como um exemplo "do poder centralista absoluto do Ministério da Educação e da falta de liberdade de escolha dos pais".
" Não são os burocratas do ministério lá em Lisboa que sabem do destino desta escola e de muitas outras. Em contrapartida, os pais devem ter a liberdade de escolher, dentro do sistema público, onde é que querem colocar os seus filhos", declarou.
Os pais dos 24 alunos de Merufe, que fizeram um intervalo nas vindimas para receber Paulo Portas, deixaram a garantia de que na segunda-feira as crianças vão voltar a ter as aulas na sede da junta de freguesia com as duas professoras que contrataram.
Célia Rodrigues, da associação de pais, adiantou que os encarregados de educação vão voltar a reunir-se na próxima semana para decidir o que vão fazer a seguir.

Sugerir correcção