Miranda do Douro está a rever filmes de Giacometti

Meia centena de pessoas reuniram-se anteontem no Auditório Municipal de Miranda do Douro para verem dois filmes gravados por Michel Giacometti, na década de 70, documentários considerados "testemunhos genuínos" da cultura mirandesa. As gra- vações são consideradas pelos estudiosos como verdadeiros "tesouros" de um legado cultural deixado pelo investigador, no ano em que se assinalam 20 anos sobre o desaparecimento do etnomusicólogo que dedicou o seu tempo à recolha das tradições do povo.

José Moças, da editora Tradisom, disse à Lusa que dos 37 filmes realizados por Michel Giacometti, dois são dedicados à terra de Miranda, o que deixa antever todo o seu interesse cultural pela região, uma das mais ricas em termos musicais em todo o país.

Giacometti gravou dois filmes em Miranda, um deles em Paradela da Raia, junto à fronteira com Espanha, que inclui uma entrevista a "um dos fiéis depositários da genuína cultura mirandesa, o Tio Chico Lérias". O segundo filme foi gravado junto à raia, em São Martinho, e retrata uma das mais "genuínas" formas das conhecidas danças dos pauliteiros na Terra de Miranda.

"Após esta primeira projecção em Miranda do Douro, ficaram já programadas mais duas sessões, a 21 e 22 de Abril, desta feita nas localidades onde foram gravados os filme originais, ou seja, Paradela e São Martinho", avançou José Moças. "As duas sessões servirão para que as pessoas se possam rever nas filmagens, já que muitos eram miúdos que por ali andavam. É com satisfação que vejo as pessoas a reagirem às passagens de cada uma das cenas dos filmes", explicou.

Todas as imagens dos documentários de Giacometti foram digitali- zadas, o que lhes confere melhor qua- lidade, preservando-se a autenticidade do material recolhido, apesar de algumas já correrem na Internet.

O director do Centro de Música Tradicional Sons da Terra, Mário Correia, comentou que o trabalho de Giacometti permite observar e a evolução da tradição popular anos e fazer uma "musicologia comparada" e o estudo dessa evolução,

Sugerir correcção