Em vésperas de extinção Gaianima faz ajustes directos de 130 mil euros

Ricardo Almeida (à esquerda) não esteve disponível para explicar estes contratos Rui Farinha

Empresa municipal faz contratos por ajuste directo para cobertura das 24 Horas de Karts e do Porto Wine Fest e assessorias

A Gaianima, empresa municipal de Gaia em fase de dissolução, acaba de contratar, por ajuste directo, serviços de assessoria de comunicação e imprensa no montante de 132,8 mil euros. Os contratos foram feitos com as empresas NextPower Comunicação Lda e com a Boston Media Comunicação Imagem SA e encontram-se desde ontem disponíveis na base de dados online do Governo na página alusiva aos contratos públicos.

O PÚBLICO contactou a Gaianima para obter um comentário do presidente do conselho de administração, mas Ricardo Almeida mostrou-se indisponível para prestar quaisquer esclarecimentos sobre este contratos. Esta foi a primeira vez que a Gaianima celebrou contratos por ajuste directo com estas duas empresas. Além de se tratar de uma empresa do município de Gaia em processo de extinção, por força da Lei 50/2012, o objecto dos dois contratos parece sobrepor-se em grande parte, uma vez que ambos se referem ao mesmo tipo de serviços relacionados com os mesmos eventos.

Ambas as propostas foram apresentadas no dia 15 de Abril e especificam que os contratos em causa se destinam a "serviços de assessoria de comunicação e imprensa" e à "execução do plano de comunicação da Gaianima para 2013". Os dois contratos fazem referência aos eventos Porto Wine Fest e 24 Horas de Kart, além da assessoria de comunicação relativa a outras actividades da Câmara de Gaia, presidida por Luís Filipe Menezes, e da Gaianima, liderada por Ricardo Almeida, ex-deputado e actual presidente da concelhia do Porto do PSD.

O objecto do contrato assinado com a Boston Media Comunicação Imagem SA, no valor de 59 mil euros, com IVA, é relativo à "execução do plano de comunicação de 2013" e "incluiu a cobertura de, pelo menos: uma actividade por semana do município; cobertura de todas as conferências de imprensa do município; cobertura do Porto Wine Fest; cobertura das 24 Horas de Karts; colocação de um elemento a indicar pela Gaianima no painel de comentadores do Porto Canal, no mínimo, uma vez por mês; presença do município no programa Porto Alive, de 15 em 15 dias, e presença no programa Territórios, uma vez por semana".

Quanto ao outro contrato, com a NextPower Comunicação Lda, no valor de 60 mil (73,8 mil euros, com IVA), estabelece-se que os "serviços de assessoria de comunicação e imprensa a prestar incluem assessoria de imprensa das 24 Horas de Karts; assessoria de imprensa do Porto Wine Fest; assessoria de imprensa diária da Gaianima; consultoria de comunicação global à Gaianima e produção de cinco filmes sobre a Gaianima".

A dissolução da Gaianima foi aprovada pelo executivo camarário em Fevereiro, por unanimidade, bem como a integração das suas actividades no universo municipal.

Comentários

Os comentários a este artigo estão fechados. Saiba porquê.

Nos Blogues