Reabilitação da Ponte D. Luís avança em Março

A Estradas de Portugal (EP) pretende iniciar em Março as obras de reabilitação da centenária Ponte D. Luís I de Santarém, estimadas em 4,7 milhões de euros. A empreitada deverá ser consignada nas próximas semanas e tem um prazo de execução de 360 dias. Autarcas e deputados da região têm manifestado grande preocupação pela suposta fragilidade de alguns pilares da velha ponte escalabitana (foi inaugurada em 1881), tendo também em conta a proximidade de unidades de extracção de areia, mas a EP garante que as sondagens subaquáticas realizadas permitiram concluir que não será necessário "intervir a curto prazo".
Segundo a empresa pública responsável pela rede rodoviária, o projecto de reabilitação objecto deste concurso prevê também trabalhos de reparação dos pilares e fundações, mas, tendo em conta os resultados das sondagens, esses trabalhos decorrerão normalmente durante a empreitada, sem necessidade de serem efectuados de imediato. A empreitada contempla, também, o reforço e substituição de várias estruturas metálicas, a substituição do sistema de iluminação e a colocação de um novo pavimento, entre outras intervenções.
Segundo a EP, uma das condições do caderno de encargos é que "fosse mantida a circulação entre as 7h e as 21h". Fora deste período está previsto o encerramento do trânsito apenas numa das vias. Na fase de reparação dos pilares, a Estradas de Portugal adianta que se admite a necessidade de cortar totalmente o tráfego durante cerca de mês e meio, mas que esse corte não poderá ocorrer entre Maio e Outubro, período tradicional de colheitas na região, em que a Ponte D. Luís é muito utilizada para transportes agrícolas.
Embora separada da D. Luís alguns quilómetros, os condutores terão sempre como alternativa a nova Ponte Salgueiro Maia. J.T.

Sugerir correcção