PSD faz vigílias contra fecho de maternidades

As distritais do PSD da Guarda, Castelo Branco e Bragança vão realizar em simultâneo a 7 de Maio, Dia da Mãe, vigílias nas maternidades daqueles distritos, em protesto pelo encerramento dos serviços. Em declarações à agência Lusa, Carlos São Martinho, presidente da distrital do PSD de Castelo Branco, afirmou que a iniciativa "não pretende ser exclusiva do PSD".
"Pretendemos que seja aberta a outras forças políticas nomeadamente ao PS e à sociedade civil", afirmou, apelando à participação dos movimentos de cidadãos e pessoas anónimas "que estão contra o encerramento daqueles serviços".
A distrital social-democrata de Bragança anunciou em Março a marcação das vigílias para o Dia da Mãe frente às duas maternidades do distrito, em defesa da sua manutenção, iniciativa que conta com o apoio do CDS/PP local, mas não do PS.
Considerando o encerramento de maternidades e blocos de partos "injusta para as populações", o responsável do PSD de Castelo Branco deixou o repto a que outras distritais do partido sigam o exemplo.
Carlos São Martinho questiona o porquê do Governo insistir no encerramento de maternidades "quando o custo associado a esta medida é provavelmente superior do que as manter em funcionamento, mesmo que seja preciso dotar os serviços de melhores condições". "Não sei e o Governo não diz até que ponto a deslocalização dos próprios médicos obstetras que acompanham as grávidas ao hospital de destino não fica mais caro que a renovação de alguns serviços, a juntar aos custos com o Instituto Nacional de Emergência Médica e bombeiros", sublinhou.
Entretanto, na próxima terça-feira, um grupo de deputados do PSD vai visitar os blocos de partos dos hospitais de Castelo Branco, Covilhã e Guarda, reunindo com os conselhos de administração das referidas unidades de saúde.
"Vão ouvir da boca dos responsáveis dos conselhos de administração o que eu já ouvi. Que todos aqueles serviços são de excelência e qualidade" afirmou.
Entretanto, a Câmara do Fundão aprovou uma moção contra o encerramento de maternidades, anunciando que vai apoiar a manifestação a realizar dia 22 de Abril na Covilhã. A moção a enviar ao primeiro-ministro e ministro da Saúde defende que as maternidades da Guarda, Covilhã e Castelo Branco "respondem às necessidades da população, pelo que o Governo deveria proceder a um investimento nos serviços e não ao encerramento". Lusa

Sugerir correcção