Prémio Nobel Günter Grass patrocina o 1.º LitAlgarve

O Outono que se aproxima a passos largos será época de folhas caídas, mas antes disso o Algarve despede-se do Verão com folhas vivas - de livros. A região recebe, a partir de amanhã, 50 escritores de diversas nacionalidades, convidados para a primeira edição do Festival Internacional de Literatura do Algarve, que decorre até domingo.

O objectivo da organização é dar "continuidade à política de desenvolvimento e promoção da leitura" e que conta com o alto patrocínio do Prémio Nobel da Literatura Günter Grass, lê-se num comunicado de imprensa da Câmara de Aljezur.

A iniciativa vai levar histórias e eventos de diferente índole a vários pontos algarvios.

Em português, inglês, alemão e sueco o público pode participar em sessões de autógrafos e de leitura de obras, em workshops, palestras, debates públicos e numa maratona de leitura. Também se ouvirá castelhano, na sessão de tango e poesia incluída no programa. O público infantil tem também um cartaz específico denominado Lit Kid.

A par da literatura, o festival oferece ainda concertos, recitais, exibição de filmes e momentos gastronómicos de convívio entre autores e leitores. Inglaterra, Irlanda, Suécia, Áustria, Alemanha, Suíça e Portugal serão os países em destaque.

O festival é uma iniciativa da Associação dos Amigos da Literatura e do Filme do Algarve (ALFA) e conta com o apoio das Câmaras de Albufeira, Aljezur, Monchique, Silves, Portimão, Lagoa, Olhão, São Brás de Alportel, Loulé e Tavira, mas também da Direcção Regional de Cultura e de Educação.

O primeiro dia do festival arranca em Estômbar, na Quinta dos Vales (12h30) e no Sítio das Fontes (13h), mas também em Lagoa, na Sala Polivalente do Convento de São José, às 15h e 21h, e na Biblioteca Municipal, às 18h.

Em cada um destes locais haverá iniciativas abertas ao público, sendo aconselhável aos interessados a consulta do extenso programa no sitewww.alfacultura.com, porque alguns dos eventos têm entrada paga. A escritora portuguesa Lídia Jorge, igualmente algarvia, será talvez o nome mais conhecido do grande público a passar por este LitAlgarve, que também abriu uma página na rede social Facebook. PÚBLICO/Lusa

Sugerir correcção