Nova ponte para peões e ciclistas sobre a Segunda Circular em 2012

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Fotomontagem da ponte a construir junto à sede da empresa que a financia DR

Obra anunciada em 2009 deverá avançar em Novembro, um ano depois do previsto. Os presidentes das juntas de freguesia da zona estão satisfeitos

As duas margens da Segunda Circular, em Lisboa, vão estar ligadas a partir da Primavera de 2012 por uma nova ponte pedonal e ciclável que vai articular a ciclovia de Telheiras com a zona das Torres de Lisboa, junto à Estrada da Luz. O projecto, que inclui a ponte, os acessos e a extensão da ciclovia, representa um investimento de 1,2 milhões de euros, pagos pela Fundação Galp Energia.

"É o primeiro passo para a humanização da Segunda Circular", disse ontem o presidente da câmara, António Costa, na apresentação do projecto. O autarca, que se referiu àquela via rápida como uma "cicatriz violentíssima" da separação entre o Norte e o Sul da capital, acredita que a ponte vai ser "um dos grandes ícones da cidade". A obra, que vai ficar a cerca de 200 metros do local onde a Estrada da Luz passa por baixo da Segunda Circular, agrada também aos presidentes das juntas de freguesia abrangidas. "Faz todo o sentido que seja construída ali", diz o presidente da Junta de Freguesia de S. Domingos de Benfica, Rodrigo Gonçalves (PSD), embora afirme que, com 1,2 milhões de euros, faria "uma passagem mais eficaz e noutro local". O presidente da Junta do Lumiar, Nuno Roque (PSD), afirma, por seu lado, que a passagem vai beneficiar os alunos da nova escola de Telheiras n.º 2 e por isso diz que, apesar de "tardia", a obra é "positiva".

Até ao final da semana será lançado o concurso privado para a construção da ponte, que será apenas montada no local, e os trabalhos deverão arrancar em Novembro, com um ano de atraso face ao que foi anunciado em 2009. "O projecto teve de ser ampliado e tem uma grande complexidade técnica", justificou Carlos Gomes da Silva, da Galp Energia.

O projecto é da autoria de Telmo Cruz e Maximina Almeida, do gabinete de arquitectura MXT, que venceram um concurso de ideias lançado aquando da Experimenta Design 2009. O responsável pela engenharia é António Adão da Fonseca, que esteve envolvido em projectos como a ponte Vasco da Gama. Os arquitectos inspiraram-se nas antigas azinhagas que existiam no local antes de a via rápida ser rasgada.

O tabuleiro da ponte, que será pintado de laranja (cor do financiador), terá cerca de 400 metros de extensão e vai ficar a 5,5 metros de altura em relação à Segunda Circular. A obra, construída em aço, vai ter seis entradas - quatro com rampas para bicicletas ou skates e duas com escadas.

A parte superior do tabuleiro vai ser iluminada com tecnologia LED, até porque a eficiência energética foi uma das "essências" do projecto. Estava prevista a instalação de ventoinhas na parte inferior para aproveitar o vento gerado na via e produzir energia, uma hipótese abandonada por "questões orçamentais", segundo Maximina Almeida.

A obra insere-se no protocolo que a Fundação Galp Energia estabeleceu com a Câmara de Lisboa em 2009. A empresa ficou também responsável pela construção da ciclovia entre Benfica e Telheiras e pela repavimentação da pista do Jardim do Campo Grande. Vão ser ainda instaladas três ilhas ar/água de apoio aos ciclistas em vários pontos da rede ciclável, disponíveis a partir do próximo domingo, dia em que se realiza um passeio de bicicleta promovido pelo Movimento Verde Alfacinha por ocasião da Semana Europeia da Mobilidade, que decorre entre 16 e 22 deste mês.

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