Madeira e Açores conquistam prémios europeus de mobilidade e de promoção

Foto
Nova cúpula do farol dos Capelinhos foi colocada no centenário, em 2003 CARLOS LOPES/Arquivo

Um projecto da empresa de transportes Horários do Funchal, na Madeira, foi distinguido pela União Europeia como o mais inovador na categoria de transportes urbanos limpos integrados.

Intitulado "Mobilidade inovadora e sustentável no Funchal (Civitas Mimosa)", o projecto teve por base os resultados do programa de cooperação Civitas, que ajuda cidades a construírem um sistema de transportes urbanos mais limpo e eficiente. A empresa adoptou medidas como a criação de um centro de controlo e a aquisição de novos minibus ecológicos, para servir zonas que, até agora, eram de difícil acesso.

Houve um segundo vencedor português, açoriano, distinguido na categoria Informação e Comunicação: Fotografia de divulgação de um projecto co-financiado. A vitória surgiu graças a uma fotografia utilizada para promover a requalificação do Farol dos Capelinhos - Centro de Interpretação. A fotografia mostra o interior do farol, que se localiza perto do vulcão dos Capelinhos na ilha do Faial. O projecto visava transformar o local numa atracção turística sustentável de interesse histórico e ambiental. A fotografia tem sido utilizada em anúncios, artigos e cartazes com o slogan "Uma nova geração de equipamentos públicos apoiada pela União Europeia". Os prémios RegioStars foram instituídos em 2008.

Sugerir correcção