A igreja que uma cidade inteira ajudou a erguer

Abre hoje em Alverca a primeira igreja consagrada aos Pastorinhos de Fátima, um projecto com mais de 30 anos que uniu paróquia e comunidade numa demanda colectiva. Custou cinco milhões de euros, mas quando começou a ser construída, há três anos, só havia 60 mil euros no banco. A ambição de um jovem pároco, a mobilização das gentes da cidade e muita imaginação fizeram o resto. Por Jorge Talixa (textos) e Pedro Cunha (foto)

A primeira igreja dedicada aos Pastorinhos de Fátima vai ser hoje inaugurada em Alverca, num conjunto de cerimónias que se prolonga por todo o dia e onde são esperadas mais de 50 mil pessoas. O novo templo tem capacidade para 450 pessoas sentadas e integra um complexo mais vasto, que inclui, também, um centro paroquial e um dos maiores carrilhões do mundo.O sonho de construção de uma nova igreja na cidade tem décadas, mas só nos últimos cinco anos a paróquia conseguiu reunir condições para concretizar uma obra que envolve mais de cinco milhões de euros, dos quais apenas cerca de 40 por cento já estão garantidos, através de apoios das administrações local e central e de donativos de empresários e da população local. Boa parte das restantes verbas resulta de empréstimos bancários, com encargos significativos que a paróquia vai ter que suportar.
O desenvolvimento da obra da igreja tem envolvido muitas dezenas de alverquenses que se multiplicam na realização de campanhas de angariação de fundos, nos preparativos da inauguração, na venda de livros, de pequenos tijolos, de velas e de terços feitos pelos próprios paroquianos. Mas tem sido o jovem pároco da cidade, José Maria Cortes, o principal dinamizador do empreendimento, que faz questão de frisar que "é uma obra de todos, uma obra do povo, não é do subsídio".
José Maria Cortes, natural de Lisboa, tem agora 33 anos e, com apenas 26, assumiu a liderança da sua primeira paróquia, em Alverca. Mal conhecia a cidade e confessa que a dimensão da paróquia (três freguesias com perto de 40 mil habitantes) e os objectivos de construir novas igrejas no Sobralinho e em Alverca, a princípio, o assustaram. Depois as coisas evoluíram - a nova igreja do Sobralinho já foi inaugurada em Janeiro e a Igreja dos Pastorinhos está hoje concluída.
"Temos uma equipa de colaboradores que é júnior e sénior, com gente com experiência e jovens licenciados à procura de emprego e que estão a trabalhar connosco. Seria impossível fazer isto sozinho. O grande desafio também tem sido esse, o de criar equipas de trabalho, porque ninguém faz nada sozinho."

Uma ideia antigaJá há mais de 30 anos que se fala na necessidade de uma nova igreja em Alverca, porque o antigo templo dedicado ao padroeiro São Pedro é pequeno para uma cidade que, no mesmo período, terá multiplicado por dez a sua população. Por outro lado, a antiga igreja está na parte velha da cidade, já um pouco longe das novas urbanizações e separada delas pelo intenso tráfego da Estrada Nacional 10.
Por isso, já em 1985 a paróquia solicitou, pela primeira vez, à Câmara de Vila Franca de Xira, a cedência de um terreno para o novo templo. O processo evoluiu lentamente - o primeiro lote de terreno só foi cedido em 1995 e o ano 2000 acabou por ser decisivo. Ainda sem projecto nem meios financeiros, a paróquia decidiu lançar nessa altura a primeira pedra da igreja, procurando também cativar apoios.
"Havia a necessidade de criar eventos que mobilizassem a comunidade para este objectivo. A primeira pedra teve esse feito de desbloquear algumas burocracias e as pessoas começaram a acreditar", sublinha o pároco, admitindo que a consagração da igreja aos Pastorinhos também procurou acentuar essa ideia mobilizadora.
"A ideia de ser a primeira Igreja dos Pastorinhos permitiu logo uma certa empatia em relação ao projecto. Foi algo que entrou rapidamente no ouvido das pessoas. Depois, o ano 2000 também foi o da beatificação dos Pastorinhos. O Papa João Paulo II foi a Fátima beatificá-los e isso foi muito importante. Optámos por dedicar-lhes a igreja por várias razões. Porque, sendo uma igreja nova e Alverca também ser uma terra com muita gente jovem, com muitas crianças, pareceu-nos que uma igreja dedicada a dois santos crianças podia ser interessante. Por outro, estando Alverca no caminho para o santuário de Fátima, onde passam muitos peregrinos em Maio e em Outubro, isso também pesou nesta escolha."
A obra só arrancou em Agosto de 2002. Na altura, a paróquia tinha apenas 60 mil euros no banco e algumas perspectivas de apoio das autarquias e empresários locais. Com a venda de garagens subterrâneas incluídas no projecto e alguns donativos, conseguiu-se pagar a primeira fase da obra (cerca de um milhão de euros). Já em 2004 é lançada a empreitada final e fica definido o objectivo de inauguração a 1 de Maio de 2005. Pelo meio, a obra foi por duas vezes visitada pelo cardeal Saraiva Martins, que também acompanhou o padre Cortes numa visita à irmã Lúcia, em 2002.

Sugerir correcção