Três figuras próximas de Eduardo dos Santos sob investigação em Portugal
Vice-presidente de Angola Manuel Vicente é um dos visados num processo-crime aberto por suspeitas de branqueamento.
Vice-presidente de Angola Manuel Vicente é um dos visados num processo-crime aberto por suspeitas de branqueamento.
Vice-presidente de Angola Manuel Vicente é um dos visados num processo-crime aberto por suspeitas de branqueamento.
Por Lusa e PÚBLICO
Três dias após as eleições em Angola em que José Eduardo dos Santos foi reconduzido no poder – com 71,82% quando estavam já contados quase 98% dos votos –, o Presidente angolano foi condecorado pelo homólogo russo, Vladimir Putin, com a Ordem de Honra.
Por Lusa e PÚBLICO
Depois de a Comissão Nacional Eleitoral de Angola ter avançado os resultados preliminares das eleições no país, que apontam para uma vitória por larga maioria do partido do Presidente José Eduardo dos Santos, o maior partido da oposição, a UNITA, garante que tem provas de fraude na contagem dos votos e que as vai apresentar em breve.
Por Lusa e PÚBLICO
O partido do Presidente angolano José Eduardo dos Santos, o MLPA, venceu sem surpresas as eleições em Angola, segundo os primeiros dados preliminares anunciados pela Comissão Nacional Eleitoral.
Por Lusa e PÚBLICO
No dia de reflexão houve protestos e pelo menos seis detenções, mas o dia das eleições, as terceiras desde a independência de Angola em 1975, decorreu sem incidentes. Os primeiros resultados preliminares deverão ser conhecidos neste sábado, a UNITA denunciou irregularidades e ameaça impugnar a votação.
Por Lusa e PÚBLICO
Os angolanos começaram a votar esta manhã para eleger o novo Parlamento, num sufrágio de onde sairá também a escolha do Presidente – ao abrigo da nova Constituição, em vigor desde 2010. É a segunda vez que o país tem eleições nacionais desde o fim dos 27 anos de guerra civil, em 2002.
António é taxista e está a acabar Gestão em Portugal. Stella é economista. Planos? Regressar ao seu país. Os imigrantes não votam amanhã. E de política pouco falam, só em casa, entre amigos.
Por Lusa e PÚBLICO
A polícia angolana deteve vários membros de um partido da oposição na véspera da votação em que se prevê a reeleição do Presidente José Eduardo dos Santos. Os detidos são membros do partido Convergência Ampla de Salvação de Angola – Coligação Eleitoral (CASA- CE) e, segundo a Reuters, terão tentado entrar na sede da Comissão Eleitoral para pedir credenciais para a monitorização das eleições nos centros de votação.
O "filho do regime" que se tornou contestatário tomou uma decisão difícil: nas eleições de sexta-feira vai votar UNITA, que cresceu a ouvir dizer que "queimava pessoas na fogueira".
Por Lusa e PÚBLICO
No dia de uma manifestação em Luanda promovida pela UNITA que juntou milhares de pessoas, o presidente do maior partido da oposição, Isaías Samakuva, acusou o Governo de José Eduardo dos Santos de recusar a emissão de vistos a observadores estrangeiros. Responsabiliza-o por as instituições internacionais, sobretudo a União Europeia, terem decidido não enviar ninguém às eleições gerais de 31 de Agosto.
Para continuar a ler, faço login ou assine já.
Para usufruir de uma assinatura diária e ter acesso a todos os conteúdos exclusivos durante o dia de hoje.
Tome nota do código e introduza-o no campo ao lado para iniciar a sessão.
Para guardar o artigo, inicie sessão ou registe-te já

Registe-se no Público para guardar quantos artigos quiser para ler mais tarde, participar dos inquéritos, tornar-se um moderador de comentários e muito mais.
