Jordânia

Todos os tópicos

  • Alta patente deixa Síria com a ajuda de rebeldes. Mohammed Ezz al-Din Khalouf acredita que muitos dos que se mantêm com Assad já não o apoiam.

  • Duas mil pessoas juntaram-se na manhã desta sexta-feira no centro de Amã, a capital da Jordânia, para exigir mudanças políticas. Há três dias que há manifestações em o slogan mais cantado é "o povo quer a queda do regime".

  • O islamista Abu Qatada, detido no Reino Unido, foi libertado esta terça-feira, depois de ter ganho o recurso contra a sua extradição para a Jordânia, onde é acusado de terrorismo por alegadamente ter planeado dois atentados.

  • A chegada dos combates a Damasco e a Alepo, no final de Julho, deu à guerra da Síria uma nova dimensão. Com as duas principais cidades, até aí poupadas aos combates, transformadas em verdadeiros campos de batalha, as pessoas começaram a fugir em massa para os países vizinhos. Agora isto foi posto em números: só em Agosto, cem mil sírios entraram na Turquia, no Líbano, na Jordânia e no Iraque, anunciou o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados.

  • O Presidente sírio, Bashar al-Assad, a braços com uma revolta há mais ano e meio que devasta o país, revelou-se inamovível na determinação de ganhar a guerra contra a rebelião, sustentando que o exército só precisa de “mais tempo” para vencer as forças rebeldes que querem derrubar o seu regime.

  • O conflito na Síria já se prolonga há 18 meses e, para além de cerca de 23 mil mortos, já causou mais de 200 mil refugiados, segundo a ONU.

  • A saúde dos oceanos foi submetida a um exame mundial, publicado nesta semana na revista Nature. Portugal ficou em 57º lugar em 171 países e territórios, com as melhores notas para a biodiversidade e pesca artesanal.