Salsa e coentro, aromas na mesa e no jardim

Foto
DANIEL ROCHA

São as plantas aromáticas que reinam na cozinha mediterrânica, na qual se inclui a portuguesa. Outrora itens obrigatórios da lista de compras, são hoje cada vez mais cultivados em casa. Num cantinho do jardim, num vaso ou numa floreira, é só pôr as mãos na terra.

De entre as plantas aromáticas e medicinais (PAM), a salsa e o coentro são as mais utilizadas na cozinha mediterrânica, na qual se inclui a portuguesa. Se há uns anos o raminho de salsa e de coentro era um complemento gratuito de qualquer compra de hortaliças no mercado, hoje em dia isso já não acontece. Dado tratarem-se de plantas de fácil cultivo, quer num cantinho do jardim, quer num vaso ou floreira, propomos-lhe que meta mãos à obra e cultive salsa e coentro, de forma a tê-los sempre frescos e ao dispor para aromatizar ou decorar um prato de comida tipicamente mediterrânica.

A salsa (Petroselinum crispum (Mill.) A.W. Hill., da família das Apiáceas) era considerada sagrada para os gregos, que a utilizavam para homenagear os vencedores dos Jogos Ístmicos e como adorno de túmulos. Os romanos foram os primeiros a utilizar a salsa como alimento ou condimento para as refeições. Por sua vez, o coentro (Coriandrum sativum L., da família das Apiáceas) já era mencionado na Bíblia, no Antigo Testamento, tendo sido trazido para a Europa pelos romanos, que utilizavam as sementes secas, conjuntamente com cominhos e vinagre, para conservar a carne. Na Idade Média, as sementes eram utilizadas na produção de uma bebida fermentada, semelhante à cerveja.

As plantas

As plantas de salsa e de coentro podem atingir entre 60 a 80 cm de altura, em condições óptimas de crescimento e sem cortes. As folhas de salsa são grandes e sucessivamente recortadas, com bordos serrados e ondulados. Há variedades que têm folhas frisadas, mais utilizadas na decoração de pratos. As folhas do coentro são muito recortadas, sendo as superiores mais finamente recortadas (até lineares) e têm uma cor verde mais pálida. As sementes da salsa são de reduzida dimensão e em forma de foice, enquanto as do coentro são esféricas, com nervuras e de cor castanha pálida.

Onde e quando cultivar?

A salsa e o coentro crescem bem em quase todo o tipo de solo, preferindo os solos ligeiros, bem drenados e com algum teor de matéria orgânica. Podem ser cultivados durante todo o ano, embora a salsa seja uma cultura de estação fresca, enquanto o coentro é mais tolerante a temperaturas mais elevadas. Por isso, a sementeira do coentro pode ocorrer de Fevereiro a Setembro e a da salsa durante todo o ano, em especial entre Março e Abril e em Agosto e Setembro. Faça sementeiras escalonadas para poder dispor destas plantas ao longo do ano.

Como cultivar?

A salsa e o coentro podem ser semeados directamente no local onde vão ser produzidos, de preferência em linhas distanciadas entre si de 20 a 30 cm e 10 a 15 cm entre as plantas na linha. A profundidade da sementeira é proporcional ao tamanho da semente, ou seja, é tanto maior quanto maior for a semente, pelo que a semente da salsa deve ficar a uma profundidade de cerca de 0,5 cm e a do coentro a cerca de 1 cm. A semente da salsa é difícil de germinar, pelo que se recomenda humidificá-la antes da sementeira, para acelerar a sua emergência. As sementes de salsa germinam passados 20 a 40 dias, enquanto as de coentro germinam ao fim de 15 dias.

Se semear em vasos ou floreiras, utilize um substrato adequado para hortícolas e disponha as sementes uniformemente. Quando as plantinhas tiverem cerca de 8 cm de altura, arranque algumas para garantir uma menor competição e um melhor crescimento entre as que ficam.

A rega é benéfica para ambas as plantas. Regue nas horas mais frescas do dia, não esquecendo que a quantidade de rega deverá aumentar à medida que a planta se desenvolve.

As hastes florais devem ser cortadas logo que surjam para favorecer a produção de folhas por um período mais longo.

Controle as plantas infestantes que possam surgir, pois competem com a salsa e o coentro pela água, luz e nutrientes.

Quando e como colher?

O ciclo cultural do coentro varia entre 90 a 120 dias, mas a colheita das folhas pode iniciar-se 50 a 60 dias após sementeira. A salsa tem um ciclo mais longo, iniciando-se a colheita de folhas cerca de 120 dias após sementeira. A colheita das folhas de salsa e coentro deve ser feita de forma escalonada, até que a planta comece a florir, pois é a partir desta altura que o sabor e o aroma decrescem de intensidade. A colheita deve efectuar-se no período da manhã, pois a concentração de óleos essenciais é mais elevada e são eles os responsáveis pelo aroma e sabor destas plantas.

Como conservar?

Embora possa dispor das folhas nas plantas sempre que pretenda, poderá haver alturas em que a colheita é superior às necessidades. Salsa e coentro podem ser conservados durante uns dias, enrolados em papel absorvente, levemente humedecido, dentro de sacos ou caixas de plástico, no frigorífico.

Maria Elvira Ferreira é engenheira agrónoma e da Associação Portuguesa de Horticultura

Sugerir correcção