Plano Tecnológico nos 95 por cento

a Noventa e cinco por cento das 117 medidas previstas no Plano Tecnológico do Governo estão em execução, revelou ontem o coordenador da iniciativa, Carlos Zorrinho. O relatório de execução do Plano Tecnológico foi ontem apresentado ao conselho consultivo do programa, num encontro que contou com as presenças da comissária europeia da Concorrência, Neelie Kroes, e do ministro da Economia e da Inovação, Manuel Pinho.
No último balanço, realizado em Novembro de 2006 - altura em que o Plano Tecnológico fez um ano -, 89 por cento das 113 medidas previstas estavam executadas ou em fase de concretização. O número de medidas foi, entretanto, aumentado para 117 e actualmente apenas seis estão fase de preparação.
De acordo com Carlos Zorrinho, os resultados que foram sendo alcançados com a aplicação do plano, como o crescimento da economia ou o aumento das exportações, já podem ser avaliados.
Zorrinho adiantou, ainda, que o objectivo é que, no segundo aniversário da introdução do plano, em Novembro, a execução das medidas esteja nos 100 por cento. Faltam, segundo revelou, implementar "medidas de densificação de clusters, de criação de pólos de competitividade no país, de criação de redes de tecnologia", medidas que "vão agora ser prioritárias no financiamento por parte do novo Quadro Comunitário de Apoio" da União Europeia. Lusa

Sugerir correcção