Institutos de investigação

Todos os tópicos

  • O director do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular do Porto (Ipatimup) disse hoje que “a frágil formação superior dos políticos” e os cortes financeiros impostos pela troika são um “cocktail perigoso” para a investigação nacional.

  • Portugal vai conseguir, pela primeira vez desde 2001, registar um desempenho económico superior à média da zona euro durante este ano e o próximo, prevêem quatro dos mais importantes institutos de investigação económica da Alemanha.

  • O Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa foi a única instituição portuguesa a ficar na lista das melhores instituições de investigação política. O estudo foi realizado pela Universidade da Pensilvânia e foi publicado na revista “Foreign Policy”.

  • O Instituto de Inovação e Investigação em Saúde conhecido por I3S (um consórcio que junta três institutos de investigação, o IBMC, INEB e IPATIMUP) foi distinguido com o prémio Corino de Andrade, que se destina a distinguir anualmente as pessoas ou instituições que prestaram serviços relevantes à Medicina e aos médicos portugueses. A cermónia decorre amanhã, contando com a presença de Mariano Gago

  • Cento e vinte cientistas estão reunidos no Porto, até quarta-feira, na II Assembleia geral do MarBEF, uma rede europeia de 56 institutos de investigação que pretende reunir e aprofundar o conhecimento sobre a biodiversidade marinha.

  • A Comissão Europeia (CE) adoptou hoje uma resolução a incitar as empresas e institutos de investigação do espaço europeu a não retirar espécies de outros países - normalmente em desenvolvimento e ricos em biodiversidade - sem o seu consentimento e sem partilhar os lucros e resultados.