Curandeiro terá deliberadamente infectado vítimas durante tratamentos de acupunctura. Acusado diz ter sido alvo de uma conspiração.

  • Curandeiro terá deliberadamente infectado vítimas durante tratamentos de acupunctura. Acusado diz ter sido alvo de uma conspiração.

  • Os centros de saúde vão ter ‘kits’ de diagnóstico rápido para rastreio do VIH/sida com o objectivo de “tratar imediatamente as pessoas” e “evitar a propagação da doença”, adiantou nesta quarta-feira o ministro da Saúde, Paulo Macedo.

  • Cármen chegou a casa. A mãe estava sentada a chorar no sofá com um envelope mal escondido atrás das costas. “Disse-me que eu tinha sida. Tinha acabado de ler a minha sentença de morte e todos pensavam que eu ia morrer. Caiu o mundo”, descreve aos 39 anos.

  • Uma equipa da Universidade de Lisboa e outra do Instituto Gulbenkian de Ciência de Oeiras vão receber nesta quarta-feira os já habituais prémios de investigação clínica e básica atribuídos por laboratório farmacêutico.

  • Cientistas usaram um anel vaginal que liberta um fármaco anti-HIV e conseguiram evitar a transmissão de uma combinação do vírus da imunodeficiência numa experiência que envolveu macacos. O artigo, com os resultados do trabalho, foi publicado nesta quarta-feira na revista Science Translational Medicine.

  • Em 1942, durante a Segunda Guerra Mundial, 13.152 judeus de Paris foram reunidos e deportados para campos de concentração alemães. A operação, conhecida como “Rafle du Vel d'Hiv”, faz neste domingo 70 anos. Dia em que o Presidente François Hollande, contrariando antecessores como François Mitterrand, assumiu a responsabilidade francesa nesse crime.

  • Um comité de especialistas recomendou a aprovação por parte da agência norte-americana que regula os medicamentos (FDA) das pílulas Truvada, para que passem a ser prescritas como preventivas d o risco de infecção pelo vírus HIV, responsável pela sida.

  • Os estrangeiros infectados com o HIV que vivem há mais de seis meses no Reino Unido vão poder receber tratamento gratuito contra o vírus pelo Sistema Nacional de Saúde inglês, segundo uma nova regra apoiada pelo Governo.