Gurus da Internet

Todos os tópicos

Nicholas Carr, finalista do Pulitzer, tem sido um crítico dos efeitos da Internet no nosso cérebro. Diz que a velocidade e bombardeamento de informação constante estão a fazer-nos perder a capacidade de concentração e a tornar-nos menos reflexivos. Quinta e última entrevista da série sobre a Internet.

  • Nicholas Carr, finalista do Pulitzer, tem sido um crítico dos efeitos da Internet no nosso cérebro. Diz que a velocidade e bombardeamento de informação constante estão a fazer-nos perder a capacidade de concentração e a tornar-nos menos reflexivos. Quinta e última entrevista da série sobre a Internet.

  • Evgueny Morozov, polémico bielorrusso a trabalhar nos EUA, defende que devemos ser mais realistas sobre os benefícios da Internet. Ditadores apanharam dissidentes recorrendo à web, fazem também muitas campanhas de contra-informação. Quarta entrevista da série sobre a Internet.

  • Começou a usar a Internet em 1992, numa altura em que ainda era preciso perceber um pouco de tecnologia para saber navegar na web. Quatro anos depois, iniciou a análise dos efeitos sociais da Internet, a que ainda hoje se dedica. O americano Clay Shirky (n. 1964), autor dos livros Eles Vêm aí: o Poder de Organizar sem Organizações (de 2008, em Portugal editado pela Actual Editora) e Cognitive Surplus: Creativity and Generosity in a Connected Age (2010), teve o seu primeiro computador apenas aos 28 anos.