A ponta de um dedo veio evidenciar ainda mais que, se há coisa que não é simples, é a história da evolução humana. Descoberto em 2008 na gruta Denisova, nos montes Altai, Sibéria, o pequeno osso da falange era afinal de um grupo de humanos desconhecido - os denisovanos, que viveram até há 30 mil anos. E se as surpresas não chegassem, também eles, tal como os neandertais, se reproduziram com a nossa espécie. Uma equipa publica nesta sexta-feira, na revista Science, a análise do genoma completo dos denisovanos, a partir do fragmento de dedo: dentro de nós há um pouco de neandertal e de denisovano, é verdade, mas a genética revelou agora uma nova teia de migrações e relações complexas entre nós e estes dois humanos já extintos.

  • A ponta de um dedo veio evidenciar ainda mais que, se há coisa que não é simples, é a história da evolução humana. Descoberto em 2008 na gruta Denisova, nos montes Altai, Sibéria, o pequeno osso da falange era afinal de um grupo de humanos desconhecido - os denisovanos, que viveram até há 30 mil anos. E se as surpresas não chegassem, também eles, tal como os neandertais, se reproduziram com a nossa espécie. Uma equipa publica nesta sexta-feira, na revista Science, a análise do genoma completo dos denisovanos, a partir do fragmento de dedo: dentro de nós há um pouco de neandertal e de denisovano, é verdade, mas a genética revelou agora uma nova teia de migrações e relações complexas entre nós e estes dois humanos já extintos.

  • As autoridades marítimas indonésias e australianas estão em busca de um barco, que se crê ter a bordo mais de 150 imigrantes ilegais, dado como desaparecido desde que lançou ontem um sinal de socorro nas águas entre os dois países.

  • O Brasil e a Suécia assinaram terça-feira um memorando de entendimento para a criação de uma plataforma de parceria e diálogo sobre o desenvolvimento global, com o objectivo de reduzir a pobreza no mundo, informaram fontes oficiais.

  • Amido Baldé, avançado de 21 anos, assinou um contrato de dois anos com o Vitória de Guimarães, clube ao serviço do qual promete “trabalhar, evoluir jogo a jogo e dar o máximo”.

  • Um grupo de piratas tomaram esta terça-feira de manhã controlo de um petroleiro grego que estava ancorado no golfo da Guiné, em águas territoriais do Togo, foi confirmado pelo Gabinete Marítimo Internacional.

  • O avançado guineense Basile de Carvalho está a ponderar deixar o Levski de Sofia, depois de ter sido alvo de cânticos racistas dos próprios adeptos do clube.

  • Uma empresa portuguesa apresentou hoje ao Governo de transição da Guiné-Bissau uma proposta para fiscalização das águas territoriais guineenses, que pode ser alargada também ao controlo das fronteiras terrestres e ao espaço aéreo.

  • O embaixador da Guiné em Portugal, Fali Embaló, confirmou neste sábado ter recebido instruções das autoridades de transição em Bissau para se preparar para abandonar o cargo, informação que está afixada no Ministério dos Negócios Estrangeiros guineense.

  • O tráfico de droga na Guiné-Bissau aumentou depois do golpe de Estado de Abril, sendo o país uma das principais plataformas para a entrada de drogas na Europa, alertou nesta terça-feira o Conselho de Segurança das Nações Unidas.

  • Há 12 anos, nos Jogos Olímpicos de Sydney, um nadador da Guiné Equatorial deixava o mundo com a respiração suspensa enquanto esbracejava ao longo dos 100 metros de água que o separavam da linha de chegada. Este sábado, em Londres, o jovem Ahmed Atari, do Qatar, trouxe à memória a prestação do homem que ficou conhecido como "Eric, a enguia".