Guatemala

Todos os tópicos

  • Um forte sismo de magnitude 7,4 sacudiu no final da tarde de quarta-feira a Guatemala, fazendo pelo menos 48 mortos e 155 feridos. Há ainda 23 pessoas desaparecidas.

  • Um forte sismo de magnitude 7,3 foi registado na madrugada desta segunda-feira ao largo de El Salvador e provocou um tsunami, segundo o Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico. Na sequência do abalo foi emitido um alerta de tsunami para a América Central e México, entretanto cancelado.

  • Ossos de perus encontrados na década de 1980 em El Mirador, uma cidade da antiga civilização maia, na Guatemala, deixaram pasmados uma equipa de cientistas. As aves pertenciam à espécie domesticada e terão sido transportadas ao longo de centenas de quilómetros. Nada disto seria uma surpresa se a datação dos ossos não obrigasse a recuar em mil anos a data do uso mais antigo de perus domésticos pelos maias, diz agora um artigo na revista Public Library of Science One (PLoS One).

  • No meio de uma floresta tropical da Guatemala parece pouco provável que a água tenha sido um problema para o crescimento de uma civilização. Mas foi - e a engenharia é que permitiu à cidade de Tikal, uma das mais importantes da civilização maia, abastecer as suas casas, os seus palácios e templos ao longo de 1500 anos, utilizando um sistema de recolha e transporte de água complexo. A última prova desses feitos de engenharia está na descoberta da maior barragem construída pelos maias, revelada na última edição da revista norte-americana Proceedings of the National Academy of Sciences. Era a Barragem do Palácio.

  • A história veio na primeira página do Washington Post na segunda-feira: Heydi Mejia, uma estudante que entrou ilegalmente nos Estados Unidos com a mãe quando tinha quatro anos iria ser deportada para a Guatemala uns dias depois de terminar o liceu.

  • Xultún fica na Guatemala, na América Central. É um local arqueológico da antiga civilização maia, que foi descoberto em 1905, mas passados mais de cem anos continua muito pouco estudado, e por isso pronto a revelar surpresas. Desde 2010 que uma equipa da Universidade de Boston, nos Estados Unidos, está a estudar uma das casas do complexo, e encontrou pinturas da época clássica dos maias e o calendário mais antigo desta civilização, escrito nas paredes interiores da casa. A descoberta é publicada hoje na revista Science.

  • Pedro Pimentel, de 55 anos, era soldado das forças especiais guatemaltecas quando, em 1982, durante a guerra civil, os militares dispararam sobre a população da aldeia de Dos Erres e mataram 202 pessoas. Agora foi condenado a 6060 anos de prisão.