Tribunal Constitucional da Guatemala anula condenação do ditador Rios Montt
Por três votos contra dois, foram anulados procedimentos e sentença por genocício e crimes de guerra.
Por AFP e PÚBLICO
Por três votos contra dois, foram anulados procedimentos e sentença por genocício e crimes de guerra.
Por AFP e PÚBLICO
Por três votos contra dois, foram anulados procedimentos e sentença por genocício e crimes de guerra.
Por Rita Siza e com agências
Esta é a primeira vez que um ex-chefe de Estado é condenado no seu país pelo crime. General de 86 anos foi condenado a 80 anos de prisão
Por Rita Siza
Ex-general Ríos Montt, de 86 anos, é o primeiro chefe militar da América Latina a responder em tribunal por crimes contra a humanidade.
Por PÚBLICO
Um forte sismo de magnitude 7,4 sacudiu no final da tarde de quarta-feira a Guatemala, fazendo pelo menos 48 mortos e 155 feridos. Há ainda 23 pessoas desaparecidas.
Por Lusa e PÚBLICO
Um forte sismo de magnitude 7,3 foi registado na madrugada desta segunda-feira ao largo de El Salvador e provocou um tsunami, segundo o Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico. Na sequência do abalo foi emitido um alerta de tsunami para a América Central e México, entretanto cancelado.
Por Nicolau Ferreira
Ossos de perus encontrados na década de 1980 em El Mirador, uma cidade da antiga civilização maia, na Guatemala, deixaram pasmados uma equipa de cientistas. As aves pertenciam à espécie domesticada e terão sido transportadas ao longo de centenas de quilómetros. Nada disto seria uma surpresa se a datação dos ossos não obrigasse a recuar em mil anos a data do uso mais antigo de perus domésticos pelos maias, diz agora um artigo na revista Public Library of Science One (PLoS One).
Por Nicolau Ferreira
No meio de uma floresta tropical da Guatemala parece pouco provável que a água tenha sido um problema para o crescimento de uma civilização. Mas foi - e a engenharia é que permitiu à cidade de Tikal, uma das mais importantes da civilização maia, abastecer as suas casas, os seus palácios e templos ao longo de 1500 anos, utilizando um sistema de recolha e transporte de água complexo. A última prova desses feitos de engenharia está na descoberta da maior barragem construída pelos maias, revelada na última edição da revista norte-americana Proceedings of the National Academy of Sciences. Era a Barragem do Palácio.
Por Kathleen Gomes (Washington)
A história veio na primeira página do Washington Post na segunda-feira: Heydi Mejia, uma estudante que entrou ilegalmente nos Estados Unidos com a mãe quando tinha quatro anos iria ser deportada para a Guatemala uns dias depois de terminar o liceu.
Por Nicolau Ferreira
Xultún fica na Guatemala, na América Central. É um local arqueológico da antiga civilização maia, que foi descoberto em 1905, mas passados mais de cem anos continua muito pouco estudado, e por isso pronto a revelar surpresas. Desde 2010 que uma equipa da Universidade de Boston, nos Estados Unidos, está a estudar uma das casas do complexo, e encontrou pinturas da época clássica dos maias e o calendário mais antigo desta civilização, escrito nas paredes interiores da casa. A descoberta é publicada hoje na revista Science.
Por Lusa e PÚBLICO
Pedro Pimentel, de 55 anos, era soldado das forças especiais guatemaltecas quando, em 1982, durante a guerra civil, os militares dispararam sobre a população da aldeia de Dos Erres e mataram 202 pessoas. Agora foi condenado a 6060 anos de prisão.
Para continuar a ler, faça login ou assine já.
Para usufruir de uma assinatura diária e ter acesso a todos os conteúdos exclusivos durante o dia de hoje.
Tome nota do código e introduza-o no campo ao lado para iniciar a sessão.
Para guardar o artigo, inicie sessão ou registe-te já

Registe-se no Público para guardar quantos artigos quiser para ler mais tarde, participar dos inquéritos, tornar-se um moderador de comentários e muito mais.
Para continuar a ler, digite o número de telefone e pin que recebeu.
Aceda ao Arquivo do Público
Ligue 760 10 50 21* > 0,60€ + iva
Consulte o Arquivo do Público e tenha acesso a todos os jornais e suplementos desde Fevereiro de 2001.
* Número válido apenas para Portugal. Custo da chamada €0,60 + IVA. Esta subscrição é válida por 24 horas; Cada PIN fornecido permitirá o acesso a 3 edições do arquivo e respectivos suplementos.
Os assinantes Público apenas têm acesso às edições do arquivo em formato PDF dos últimos 30 dias.
Tome nota do código e introduza-o no campo ao lado para iniciar a sessão.
