• É frequentemente dito que o progresso moral de uma sociedade pode ser julgado pelo modo como esta trata os seus membros mais fracos. Como indivíduos, os chimpanzés são mais fortes que os seres humanos, mas como espécie, podemos mantê-los, e mantemo-los, em cativeiro, e essencialmente impotentes, em jardins zoológicos e em laboratórios. Igualmente subjugados ao poder dos humanos estão os animais que criamos para alimentação, onde se incluem as porcas prenhes, confinadas durante todo o tempo de gestação – quatro meses por gravidez, duas gravidezes por ano – em compartimentos tão apertados que impedem até uma simples mudança de posição.

  • Comércio ilegal de marfim dizimou um terço da população de elefantes do país.

  • O seleccionador nacional, Paulo Bento, divulgará na próxima sexta-feira, a 9 de Novembro, os jogadores convocados para o jogo particular com o Gabão, um anúncio que será feito na sede da Federação Potuguesa de Futebol a partir das 12h30, refere uma nota divulgada pela federação.

  • A Federação Portuguesa de Futebol comunicou nesta terça-feira que a selecção portuguesa vai jogar frente ao Gabão, num jogo particular.

  • As autoridades do Gabão queimaram nesta quarta-feira cinco toneladas de marfim, algo inédito na África Central, para dizer aos caçadores furtivos e traficantes que o Governo está empenhado em salvar os elefantes.

  • O Mali vai defrontar a Costa do Marfim nas meias-finais da Taça das Nações Africanas, depois de ganhar ao Gabão no desempate por grandes penalidades.

  • Stéphanois Pierre-Emerick Aubameyang tem 22 anos, nasceu em Laval, cidade no Noroeste de França, e durante cinco épocas foi jogador do AC Milan. Foi convidado para alinhar nos sub-19 da Itália, jogou nos sub-21 franceses, mas é na selecção principal do Gabão que brilha. Nesta terça-feira, em Franceville, a terceira maior cidade gabonesa, marcou o terceiro golo na Taça das Nações Africanas (CAN) e garantiu à sua selecção o primeiro lugar no Grupo C da prova, com a vitória por 1-0, frente à Tunísia.

  • O encontro entre Guiné Equatorial e Líbia (18h15, Eurosport) marca esta tarde o arranque da festa do futebol africano. A 28.ª edição da Taça das Nações Africanas (CAN, na sigla original em francês) decorre até 12 de Fevereiro. É organizada por Gabão e Guiné Equatorial, que vão ser o palco para jogadores como Drogba (Chelsea), Demba Ba (Newcastle), Chamakh (Arsenal) ou Muntari (Inter).