Festival Desassossego começa terça-feira no ano em que Fernando Pessoa faz 125 anos
Na Casa Fernando Pessoa vão ser lançados livros, haverá debates e um concerto de Jorge Palma.
Por Lusa
Na Casa Fernando Pessoa vão ser lançados livros, haverá debates e um concerto de Jorge Palma.
Por Lusa
Na Casa Fernando Pessoa vão ser lançados livros, haverá debates e um concerto de Jorge Palma.
É o primeiro compositor português vivo a ver o seu trabalho divulgado na maior chancela mundial de música erudita. O disco foi financiado através do crowdfunding.
Por António Caeiro (Lusa) (Pequim)
A Commercial Press, uma das mais conhecidas editoras chinesas, vai publicar o poeta ao longo dos próximos anos.
Vídeo
A directora da Casa Fernando Pessoa quer torná-la rentável. Com a integração na EGEAC, que aconteceu no início deste mês, este equipamento cultural de Lisboa poderá gerir receitas com a cobrança de bilhetes e venda de merchandising.
Ainda não havia projecto de arquitectura quando em 2006 o cartoonista António Antunes imaginou uma nova estação de metro no Aeroporto de Lisboa com grandes personalidades portuguesas a dar as boas-vindas nas paredes. A nova estação é inaugurada com 53 retratados por este artista de 59 anos.
Por Cláudia Carvalho
Quase 80 anos depois, a secretária e a máquina de escrever em que Fernando Pessoa trabalhou em 1934 e durante quatro anos, quando era empregado da Sociedade Portuguesa de Explosivos, deixaram de ser objectos de trabalho e passaram a ser adorados pela sua história. História essa que foi comprada pelo advogado e escritor brasileiro José Paulo Cavalcanti Filho que, nesta terça-feira à noite, comprou as duas peças no leilão de antiguidades, objectos e arte moderna e contemporânea da leiloeira World Legend, em Lisboa.
Por Lusa
A secretária e a máquina de escrever que Fernando Pessoa utilizou no seu local de trabalho vão a leilão na próxima semana, em Lisboa, anunciou esta segunda-feira a leiloeira World Legend.
Por Isabel Coutinho
Fernando Pessoa é "um poeta português sem sotaque". Esta frase é dita a brincar por Carlos Felipe Moisés, o curador brasileiro da exposição Fernando Pessoa - Plural como o universo, que já pode ser visitada na Fundação Gulbenkian e assinala o Ano do Brasil em Portugal.
Por Lusa
Uma primeira edição de “Mensagem”, de 1934, de Fernando Pessoa, foi vendida por 3800 euros num leilão da World Legend - Leiria & Nascimento realizado na terça-feira à noite, em Lisboa.
Para continuar a ler, faça login ou assine já.
Para usufruir de uma assinatura diária e ter acesso a todos os conteúdos exclusivos durante o dia de hoje.
Tome nota do código e introduza-o no campo ao lado para iniciar a sessão.
Para guardar o artigo, inicie sessão ou registe-te já

Registe-se no Público para guardar quantos artigos quiser para ler mais tarde, participar dos inquéritos, tornar-se um moderador de comentários e muito mais.
Para continuar a ler, digite o número de telefone e pin que recebeu.
Aceda ao Arquivo do Público
Ligue 760 10 50 21* > 0,60€ + iva
Consulte o Arquivo do Público e tenha acesso a todos os jornais e suplementos desde Fevereiro de 2001.
* Número válido apenas para Portugal. Custo da chamada €0,60 + IVA. Esta subscrição é válida por 24 horas; Cada PIN fornecido permitirá o acesso a 3 edições do arquivo e respectivos suplementos.
Os assinantes Público apenas têm acesso às edições do arquivo em formato PDF dos últimos 30 dias.
Tome nota do código e introduza-o no campo ao lado para iniciar a sessão.
