Vídeo
Conservas: esta indústria não é para fracos
O sector conserveiro foi um ícone. Eram centenas de fábricas, hoje são 20.
Vídeo
Por Ana Rute Silva e Ricardo Rezende
O sector conserveiro foi um ícone. Eram centenas de fábricas, hoje são 20.
Vídeo
Por Sara Pereira e Idálio Revez
Entre microturismo ou o luxo, qual é a aposta? Numa coisa especialistas concordam: sol e mar não chega como produto isolado.
Vídeo
Por Ricardo Rezende
Desde o início dos anos 1990 que a frota portuguesa perde dimensão. Só entre 1993 e 2011, foi reduzida em um terço e todos os anos a receita de Bruxelas é cortar nas quantidades de apanha.
Vídeo
Por Ricardo Rezende
Ao longo de séculos, os poetas portugueses cantaram o mar. Muitos mares. Neste trabalho João Grosso diz excertos da "Ode Marítima" de Álvaro de Campos. (Agradecimentos: Teatro Nacional de D. Maria II)
Vídeo
Por Ricardo Rezende e Teresa Firmino
Vulcões de lama com metano. Fontes hidrotermais que expelem água com ouro e cobre. Tudo recursos já encontrados no mar português, que vai crescer até termos um território do tamanho da Índia.
Vídeo
Por Vítor Hugo Costa e Helena Geraldes
A esmagadora maioria das áreas marinhas protegidas é costeira.Mas dezenas de cientistas estão a estudar o que existe lá longe, para que a conservação da natureza não fique junto à praia.
Vídeo
Por Ricardo Rezende
O país tem sido procurado por vários investidores para experiências com novas energias. Testam-se tecnologias com hélices e rolos, com vantagens para a indústria nacional. Esta, porém, arrisca-se a perder o comboio da competição internacional.
Vídeo
Por Ricardo Rezende
Na era do GPS e das comunicações móveis, os faróis ainda servem para alguma coisa? Tudo indica que sim, na mesma medida em que as calculadoras não devem substituir o conhecimento da tabuada. E há mais: o património, a história, a magia. Todos os faróis são sítios muito especiais. Mas o da Berlenga é um caso à parte.
Vídeo
Por Ricardo Rezende
"O investimento está feito. Os estádios estão aí - e movem-se", diz Tiago Pires, o único português entre os grandes do circuito mundial do surf. Os "estádios" são as ondas, que, em Portugal, têm uma diversidade excepcional, reconhecida por todos. Há uma estratégia nacional para o surf?
Vídeo
Por Ricardo Rezende
Desde 1974, os portugueses tentaram regressar ao mar duas vezes. Há 40 anos que fugimos do mar. Mas vem aí a reabertura do canal do Panamá e a extensão da plataforma continental. Mesmo sem estratégia, a economia do mar vale 10 mil milhões de euros.
Para continuar a ler, faço login ou assine já.
Para usufruir de uma assinatura diária e ter acesso a todos os conteúdos exclusivos durante o dia de hoje.
Tome nota do código e introduza-o no campo ao lado para iniciar a sessão.
Para guardar o artigo, inicie sessão ou registe-te já

Registe-se no Público para guardar quantos artigos quiser para ler mais tarde, participar dos inquéritos, tornar-se um moderador de comentários e muito mais.
