Escultura

Todos os tópicos

A maior exposição da carreira do artista britânico de origem indiana abre neste sábado na galeria Martin-Gropius-Bau, onde vai ficar até 24 de Novembro.

  • A base de dados da Fundação Alberto e Annette Giacometti tem agora mais de 1000 entradas.

  • Florença, primeira metade do século XV. Espalhados pela cidade há dezenas e dezenas de artífices e aprendizes a trabalhar nos ateliers dos mestres que têm em mãos projectos para palácios e catedrais. Donatello, Brunelleschi, Verrocchio e Ghiberti estão lá, como verdadeiros revolucionários na arquitectura, na escultura e na pintura, num momento em que a República de Florença vive em agitação permanente, entre lutas internas e o desejo de mostrar a sua força perante os principados que a rodeiam e a própria Igreja. Há muito dinheiro para investir em arte e a ambição de a pôr ao serviço da política, do poder.

  • A escultura “A Noiva”, peça criada pela artista plástica Joana Vasconcelos com milhares de tampões higiénicos, vai ser exibida no Centquatre, em Paris, a partir de quarta-feira, anunciou o atelier da criadora.

  • Afinal a escultura “Loba Capitolina”, símbolo de Roma e que representa os dois irmãos gémeos Rómulo e Remo a serem alimentados por uma loba, não é etrusca como se pensava mas foi feita entre os séculos XI e XII, em plena Idade Média.

  • Uma nova escultura de Joana Vasconcelos faz parte de uma exposição colectiva numa casa histórica britânica, ao lado de trabalhos artistas como Damien Hirst e Anish Kapoor.

  • Mike Kelley foi encontrado morto na sua casa em Los Angeles na terça-feira, anunciaram as autoridades na quarta-feira, sem avançarem a causa da morte e não descartando a possibilidade de suicídio. Nome influente da arte contemporânea, Mike Kelley tinha 57 anos e ficou mundialmente conhecido pelo seu trabalho na pintura, escultura, instalação, vídeo e música, área na qual colaborou como os Sonic Youth.

  • O Prémio Turner 2011 foi atribuído a Martin Boyce – o artista britânico apresentou uma instalação/escultura inspirada no modernismo e que, segundo o Guardian, parece ao mesmo tempo um espaço interior e um parque municipal, criando “uma atmosfera lírica e outonal”. Boyce vai receber o prestigiado prémio no valor de 25 mil libras.

  • A escultura “The Burghers of Calais”, exposta em Londres no Victoria Tower Gardens em frente ao Parlamento, é um dos principais trabalhos do francês Augusto Rodin e uma das esculturas públicas britânicas mais importantes, mas aparentemente não tem um proprietário legal, noticia o The Art Newspaper. Em situação semelhante está a escultura de Henry Moore, “Knife Edge Two Piece”, exposta no mesmo espaço. A conservação das duas obras pode estar em causa.

  • Eram duas das estrelas do leilão da Christie’s de Nova Iorque mas acabaram a noite sem compradores interessados. Uma escultura do artista francês Edgar Degas e um retrato pintado por Picasso, as duas obras avaliadas em milhões de euros, foram à praça na terça-feira mas não foram compradas.