Norte e Centro são as regiões cujas praias estão em maior risco de desaparecer. A este problema juntam-se as falhas no ordenamento do território, que permitem a construção desenfreada junto ao mar.

  • Norte e Centro são as regiões cujas praias estão em maior risco de desaparecer. A este problema juntam-se as falhas no ordenamento do território, que permitem a construção desenfreada junto ao mar.

  • A ria de Aveiro e a ria Formosa são algumas das zonas contempladas pelo plano de reabilitação e protecção das zonas costeiras.

  • Vários projectos para o litoral de Aveiro vão ser adiados. Negociações entre municípios e Governo deverão estar concluídas nos próximos dias.

  • Um em cada nove portugueses já vive na costa e o número de pessoas e de edifícios continua a subir apesar dos riscos das alterações climáticas e da erosão costeira.

  • Há mais de mil anos, a região de Aveiro era uma baía. Havia praia onde hoje se encontra a ria que marca a paisagem da região. Séculos de sedimentos, trazidos pelo rio Douro para o mar, foram-se acumulando ao longo da costa, ajudando a construir as línguas de areia e o actual ecossistema. Mas desde o século XX que é o mar que está a roubar terra. Até 2040, esta erosão vai continuar e as praias junto de Aveiro poderão perder até cerca de três metros por ano, mostra um modelo matemático aperfeiçoado por um cientista português. E é quase certo que a ria terá uma segunda ligação ao mar.

  • A Associação dos Amigos da Serra da Estrela (ASE), com sede em Manteigas, está preocupada com a erosão dos solos ardidos no concelho de Seia e mostrou-se disponível para colaborar em campanhas de reflorestação daquela zona serrana.

  • Mais de 3,7 milhões é a estimativa de custos só da estabilização do solo e remoção do material ardido do incêndio da serra do Caldeirão. O valor é avançado num relatório elaborado pela Unidade de Defesa Florestal, do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, destinado a minimizar os efeitos da erosão com a queda das primeiras chuvas.

  • O robô Curiosity, que pousou na superfície de Marte no início de Agosto, enviou do planeta vermelho uma mensagem gravada para os cientistas da NASA. Pela primeira vez recebeu-se uma voz vinda de Marte, mesmo que tenha sido antes gravada na Terra, como é o caso, pelo administrador da NASA, Charles Bolden. Acompanhadas pela mensagem, chegaram também novas imagens a cores de Marte, desta vez a mostrarem com grande pormenor as irregularidades do planeta.

  • A Câmara de Barrancos decidiu encerrar temporariamente o Castelo de Noudar, situado numa herdade naquele concelho alentejano, devido ao perigo de derrocada de partes do monumento.