Eleições EUA 2012

Todos os tópicos

  • Não há dúvida de que muitas pessoas em todo o mundo, ou até uma grande maioria, suspiraram de alívio com a reeleição do Presidente norte-americano Barack Obama. Uma sondagem da BBC World em 21 países revelou uma forte preferência por Obama, excepto no Paquistão. A alegria à volta dos resultados das eleições não deve, no entanto, iludir-nos em relação ao seu fracasso no cumprimento de uma série de modelos de ética numa escolha democrática.

  • Presidente dos EUA vai chamar nomes novos para a equipa governativa do segundo mandato. A grande novidade, avança o The Washington Post, poderá se o convite ao senador John Kerry. para a pasta da Defesa, substituindo Leon Panetta.

  • As organizações ambientalistas norte-americanas respiraram de alívio com a reeleição de Barack Obama. Do centenário Sierra Club, que abre o seu sítio na Internet com uma grande foto do Presidente, à crítica Greenpeace, que se mostrou “aliviada”, transpira uma sensação comum de que, para a temperatura do planeta, Obama é melhor do que Romney.

  • Quem está a abraçar quem naquela fotografia dos Obamas que se tornou viral na noite das eleições? A imagem, tirada de baixo para cima e isolando o casal contra um céu nublado, mostra o Presidente abraçado à sua mulher num comício de campanha em Agosto.

  • O Presidente reeleito dos Estados Unidos emocionou-se quando agradeceu à equipa que o ajudou na campanha vitoriosa das eleições realizadas na última terça-feira. O homem mais poderoso do mundo não segurou as lágrimas, gravadas em vídeo.

  • As eleições norte-americanas foram fortemente seguidas nas redes sociais: o Twitter e o Facebook registaram resultados recorde. Donald Trump expressou o seu descontentamento no Twitter com frases iradas sobre o sistema eleitoral norte-americano e apelando a uma revolução. Mais tarde, apagou alguns desses comentários. Obama escreveu três tweets seguidos depois de ter saído vitorioso. Um deles é já o mais popular e retweetado (partilhado pelos utilizadores do Twitter) de sempre.