Universidades europeias preocupadas com impacto da crise no seu financiamento

Foto
Helena Nazaré, ex-reitora da Universidade de Aveiro, é a actual presidente da Associação Europeia das Universidades Foto: Rui Gaudêncio

A Associação Europeia das Universidades está preocupada com o impacto da crise económica no financiamento do ensino superior europeu.

Reunida na Universidade de Salzburgo, Áustria, desde segunda-feira, e em comunicado emitido esta manhã, a associação sublinha a preocupação quanto às divergências no financiamento às instituições em todo o continente europeu.

Desde 2008, ano em que a associação criou um observatório do financiamento às instituições de ensino superior, que se tem vindo a observar cortes por parte do financiamento público o que leva as universidades a "enfrentar uma série de pressões e desafios". Com menos alunos e menos financiamento, as escolas têm sentido dificuldades em atrair financiamento privado e receitas adicionais. Em Salzburgo discutem-se novas formas de financiamento.

Contudo, estes cortes podem criar profundas divisões em toda a Europa e “provocar a fuga de investigadores talentosos” para outras instituições, condicionando assim a participação das universidades europeias noutros programas de financiamento como os da União Europeia, alerta o observatório.

Helena Nazaré, ex-reitora da Universidade de Aveiro e actual e presidente da associação considera que “é absolutamente fundamental" que a crise económica não eclipse os desafios de longo prazo” e alertou os responsáveis políticos para a importância do financiamento público sustentável nas áreas do ensino superior da investigação. Esse não deve ser visto como despesa, mas como investimento, defende.

Sugerir correcção
Comentar