Sócrates diz que Magalhães é exemplo de modernização

Foto
O primeiro-ministro pretende o acesso de todos a este computador Miguel Puga/ N Factos (arquivo)

O primeiro-ministro, José Sócrates, disse hoje que o Magalhães é um dos exemplos da modernização do país, durante a assinatura do memorando entre a Microsoft e o governo português para a internacionalização do portátil. O líder do PS quer que as tecnologias de informação e comunicação estejam presentes no ensino e anunciou que o novo computador vai chegar a 500 mil utilizadores do primeiro ciclo.

Para o primeiro-ministro, a adopção deste portátil nas escolas melhora a aprendizagem, o ensino e o nível de estudos. "O Magalhães não é uma estrela que caiu do céu, mas um dos mais visíveis resultados do movimento de modernização que atravessa a sociedade portuguesa", afirmou José Sócrates durante a cerimónia de assinatura de um memorando de entendimento entre a Microsoft e o governo português para a internacionalização do computador Magalhães.

O pacote de programas que vem com o computador a que o primeiro-ministro chama “suite de aprendizagem Magalhães” vai estar disponível em Portugal e no resto do mundo. Com o computador vai vir software, conteúdos, formação, serviços e suporte formando um pacote exclusivamente criado pela Microsoft para o portátil. O portátil tem um custo baixo e é destinado a alunos do primeiro ciclo, para além de ser fabricado em Portugal.

"O Magalhães (...) simboliza a ideia de que todos nós queremos que as tecnologias de informação e comunicação estejam presentes em toda a sociedade, mas principalmente no sistema de ensino", frisou o primeiro-ministro.

"Queremos que a escola pública portuguesa esteja na frente destas mudanças tecnológicas do mundo", acrescentou José Sócrates sublinhando que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) são decisivas para melhorar a educação portuguesa.

O primeiro-ministro afirmou ainda que pretende uma boa educação disponível para todos e o acesso de todos a este computador.

Benefício internacional

Steve Ballmer, o presidente da Microsoft Corporation, assinou com José Sócrates o memorando. Os dois anunciaram o investimento da Microsoft no projecto Magalhães através do programa "Unlimited Potential".

O programa visa desenvolver tecnologia a preços mais acessíveis para os cinco mil milhões de pessoas que ainda não usufruem dos seus benefícios. "Este é um passo de avanço de Portugal como fornecedor internacional" deste tipo de computador portátil que tem, a partir de agora, um novo software que será produzido em Portugal através de uma parceria com a Intel, afirmou Steve Ballmer.

O responsável explicou que o projecto "promete a criação de emprego" e que a nova "suite" é um pacote de software personalizado. A iniciativa visa encorajar a adopção internacional do portátil educativo e apoiar o acesso à tecnologia na educação, no âmbito do programa do governo e-Escolinhas.

Steve Ballmer mostrou-se "entusiasmado", considerando a iniciativa "única e espantosa a nível global" e afirmou estar empenhado em promover a inovação e o acesso à tecnologia em Portugal que segundo ele vai gerar novos empregos e oportunidades.

Programa em dez ministérios

Segundo Ballmer, o projecto envolve 14 programas, desde a formação em tecnologias de informação até ao desenvolvimento de uma plataforma para a saúde.

Prevê um conjunto de medidas práticas nas quatro áreas-chave do Plano Tecnológico e irá abranger uma colaboração estreita com uma dezena de ministérios, tais como a Administração Interna, Obras Públicas, Transportes e Telecomunicações, Economia e Inovação, Finanças e Administração Pública, Saúde, Justiça, Cultura, Presidência do Conselho de Ministros, Educação e Ciência Tecnologia e Ensino Superior.

Um dos objectivos do novo memorando de entendimento é o acesso gratuito e facilitado à tecnologia para empresas recém-constituídas ("start-ups"), de forma a estas poderem mais rapidamente operacionalizar os seus negócios.

Também na área da Cultura, a tecnológica vai facultar ferramentas de produção dirigidas às empresas de base tecnológica na indústria das ideias e das artes criativas.

Quanto à Segurança Nacional, a Microsoft apoiará com tecnologia de ponta o combate à criminalidade infantil online e a prevenção de ataques e desastres.

Na área da Modernização da Administração Pública, a Microsoft vai dar formação em larga escala a funcionários públicos em tecnologias de informação e comunicação e apoiar o Simplex na Administração Local, disponibilizando gratuitamente o Microsoft Virtual Earth às autarquias locais portuguesas, entre outras medidas.

A empresa também vai apoiar a Iniciativa de Partilha de Serviços do Governo com vista a garantir o sucesso tecnológico da sua implementação.

Em 2009, a Microsoft vai disponibilizar uma plataforma aplicacional de suporte ao registo electrónico de pacientes em colaboração com o ministério da tutela.

Na cerimónia estiveram vários ministros presentes e o coordenador do Plano Tecnológico, Carlos Zorrinho.

Sugerir correcção
Comentar