"Foi com grande alegria que fui ministra da Educação"

"Foi com grande alegria que fui ministra da Educação", declarou Maria de Lurdes Rodrigues, com a voz embargada e feliz na apresentação do livro A Escola Pública pode fazer a diferença, hoje, em Lisboa, sob o olhar atento do primeiro-ministro José Sócrates, do ex-Presidente da República Mário Soares, ministros e secretários de Estado do actual Governo, ex-governantes como David Justino, Veiga Simão e Suzana Toscano, quadros do Ministério da Educação, directores de escolas e alguns parceiros como o Conselho Nacional de Educação e a Confederação Nacional das Associações de Pais.

A Livraria Almedina foi pequena para acolher a "avalanche enorme de pessoas" , palavras usadas por Mário Soares para descrever o ambiente. Para o ex-Presidente, Maria de Lurdes Rodrigues foi uma mulher "com uma coragem exemplar". Em política, continua, "é preciso saber o que se quer, ter coragem, avançar quando é preciso e não recuar. E foi isso tudo que a Senhora Dona [sic] Maria de Lurdes Rodrigues fez".

Para o professor universitário e investigador Sobrinho Simões, também convidado pela ex-governante para apresentar o título, este "é o livro mais sólido" que leu até hoje. "Muito tranquilo, não dá soluções mágicas, mas presta contas. É muito raro prestar contas", diz. "Deve ser difícil fazer um livro com tanta tranquilidade e tão exaustivo", avalia.

Na obra, à venda por 20,19 euros, Maria de Lurdes Rodrigues descreve 24 medidas implementadas durante o seu mandato e o programa Novas Oportunidades.

Isabel Soares, directora do Colégio Moderno, em Lisboa e filha do ex-presidente da República, também convidada para apresentar a obra, lembrou que muitas das medidas adoptadas pela equipa de Maria de Lurdes Rodrigues foram inspiradas no ensino particular. A directora do Moderno destacou algumas das medidas: Inglês no 1.º ciclo, escola a tempo inteiro, as actividades extra-curriculares, o Plano Nacional de Leitura, o Plano da Matemática e "tantas, tantas, é preciso ler para nos lembrarmos bem o que era a Educação". Para Isabel Soares, a ex-ministra da Educação "faz parte do grupo de pessoas que têm razão antes do tempo. Um dia a história há-de dar-lhe razão".

Sobrinho Simões destaca que este livro "não é ressabiado" e por isso tem maior valor. "Sem se pôr em bicos de pés, sem queixumes, sem apontar culpados, com a certeza que fez um trabalho notável, contextualizando sempre os problemas, discutindo os prós e os contras. Penso que é um livro crucial para todos os que pensam a política educativa", resume o investigador.

Isabel Alçada que esteve presente no lançamento não prestou declarações aos jornalistas.

Sugerir correcção
Comentar