Eugénio de Andrade e Agustina Bessa-Luís doutorados "honoris causa" pela Universidade do Porto

Foto
PUBLICO.PT

O poeta Eugénio de Andrade e a escritora Agustina Bessa-Luís foram hoje doutorados "honoris causa" pela Universidade do Porto, por serem "personalidades de prestígio no campo literário, motivadores de vocações e inspiradores de importantes estudos académicos".

No final da cerimónia, que ficou marcada pela ausência de Eugénio de Andrade, devido a doença, a escritora Agustina Bessa-Luís agradeceu a distinção oferecida pela Universidade do Porto, apesar de considerar que, no seu caso, "não há razão suficiente para que este predicado - o do doutoramento - seja atribuído ao sujeito".

"Embora ame a língua portuguesa não me apliquei a ela como devia. A escolha que recaiu sobre o meu nome depende muito de razões parciais", afirmou Agustina Bessa-Luís, enunciando "a do trabalho de uma longa carreira de escritora".

É "uma honra receber o anel do letrado e dar testemunho de uma obra que, sempre imperfeita, é realizada em liberdade de espírito", disse.

Arnaldo Saraiva, padrinho do doutoramento da escritora, dispensou mais elogios para apresentar Agustina Bessa-Luís como "a mais complexa personalidade feminina da literatura portuguesa".

Coube também a Arnaldo Saraiva representar na cerimónia o padrinho de Eugénio de Andrade, Eduardo Lourenço (ausente também por doença), e o próprio Eugénio de Andrade, de quem leu os poemas "Espelho", "Herança" e "Última Canção", indicados pelo poeta.

Os três poemas são "o agradecimento, que ele não pôde escrever, pela honra que a Universidade do Porto lhe concedeu" ao atribuir-lhe o doutoramento "honoris causa", frisou.

94º aniversário da Universidade do Porto

A cerimónia assinalou o 94º aniversário da fundação da Universidade do Porto. Eugénio de Andrade e Agustina Bessa-Luís "são dois dos maiores vultos literários da cidade e do país", sintetiza a reitoria universitária, ao justificar a distinção que decidiu atribuir-lhes.

Eugénio de Andrade (pseudónimo de José Fontinhas) é o poeta português mais traduzido depois de Fernando Pessoa, com obras publicadas em alemão, asturiano, basco, castelhano, catalão, galego, chinês, francês, italiano, inglês, jugoslavo e russo.

Nascido a 19 de Janeiro de 1923 na Póvoa de Atalaia, Fundão, Eugénio de Andrade escreveu o seu primeiro poema em 1936, intitulado "Narciso", que publicou três anos mais tarde.

Por sua vez, Agustina Bessa-Luís, estreou-se nas lides literárias aos 26 anos, com a novela "Mundo Fechado", tendo desde então mantido um ritmo de publicação pouco usual nas letras portuguesas, contando mais de meia centena de obras nos escaparates.

Nascida em Amarante, a 15 de Outubro de 1922, Agustina viu os seus primeiros livros elogiados por autores já então consagrados como Aquilino Ribeiro, Ferreira de Castro ou Vitorino Nemésio.

Sugerir correcção
Comentar