Alice Vieira protesta por ver livro seu para adultos aconselhado a crianças

Alice Vieira pergunta se quem escolheu o livro para integrar o Plano Nacional de Leitura não o abriu Foto: PÚBLICO

A escritora Alice Vieira abriu esta terça-feira a polémica sobre os critérios de escolha dos livros que fazem parte do Plano Nacional de Leitura (PNL), do qual faz parte um livro seu de poesia para adultos como sendo adequado a crianças do 2.º ano do ensino básico.

“Bastava terem lido a contracapa”, protestou em declarações à TSF a escritora, que manifesta “espanto” por “no PNL terem escolhido um livro sem o abrir”.

A primeira reacção surgiu num desabafo indignado na página do Facebook da escritora. “Gostava muito de saber quem são os energúmenos que escolhem os livros para o Plano Nacional de Leitura!!! Acabei de ver que o meu livro de poesia (poesia de amor, PARA ADULTOS!!!!) chamado O Que Dói às Aves está aconselhado para... o 2.º ano!”, escreveu Alice Vieira, que acrescentou: “Mas essa gente leu alguma coisa do livro para lá do título? Será que pensam que são histórias de pintainhos?”

Contactada pela TSF a escritora disse que o livro “tem que ser retirado” do PNL como sendo adequado para crianças do 2.º ano, frequentado, em geral, por crianças de sete anos.

Notícia em actualização

Comentários

Os comentários a este artigo estão fechados. Saiba porquê.

Nos Blogues