Vinte ninhos de cegonha transferidos de pórticos na A25

Com até meia tonelada de peso, ninhos representavam risco para os condutores e as aves.

Fotogaleria
Ninhos foram surgindo nos pórticos da A25 nos últimos anos DR
Fotogaleria
Cada ninho pode ter um metro de diâmetro e pesar até meia tonelada DR
Fotogaleria
Gruas foram utilizadas para remover os ninhos DR
Fotogaleria
Estruturas próprias foram construídas para abrigar os ninhos, perto dos pórticos DR
Fotogaleria
Casa nova DR

Em nome da segurança dos condutores e das aves, duas dezenas de ninhos de cegonha foram removidas na semana passada de pórticos de sinalização da Auto-estrada n.º 25, em Angeja, perto de Aveiro.

Segundo a empresa Ascendi, concessionária que gere a auto-estrada, os ninhos começaram a surgir nos pórticos há alguns anos e representavam um risco à circulação dos automóveis e às próprias cegonhas.

E não é um perigo menor. Embora pareça um pequeno aglomerado de ramos à distância, cada ninho pode ter até um metro de diâmetro e pesar meia tonelada. Além disso, as cegonhas faziam voos muito baixos na aproximação aos ninhos, com rasantes aos automóveis.

Os ninhos foram removidos com gruas e transferidos para uma estrutura construída a pouca distância dos pórticos. “Dado que esta espécie regressa sempre aos mesmos locais de nidificação, serão tomadas medidas para evitar a constituição de novos ninhos nos pórticos de sinalização localizados sobre a via”, diz a Ascendi, num comunicado.

O número de cegonhas-brancas (Ciconia ciconia) em Portugal tem vindo a aumentar substancialmente nas últimas décadas. A abundância de alimento nos campos agrícolas e nos depósitos de resíduos urbanos é uma das razões do aumento populacional da espécie. As aves escolhem estruturas elevadas para construir os seus ninhos, em especial chaminés, torres eléctricas e pórticos.

A operação na A25 foi realizada na quinta e sexta-feira da semana passada, tendo sido acompanhada pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, segundo a Ascendi.
 

Sugerir correcção
Comentar