"Vamos limpar a Europa", propõe a Comissão Europeia

Iniciativa semelhante à Limpar Portugal quer agregar movimentos semelhantes no dia 10 de Maio.

Foto
A primeira edição do projecto Limpar Portugal, em 2010, envolveu mais de 100 mil voluntários Paulo Pimenta

Depois do Limpar Portugal, agora "vamos limpar a Europa". O mote é da Comissão Europeia, que quer reunir o maior número possível de iniciativas voluntárias de europeus para limpar a zona onde vivem.

Será no dia 10 Maio, num evento coordenado pela Associação de Cidades e Regiões para a Reciclagem e Gestão Sustentável dos Recursos, organizadora da Semana Europeia da Redução de Resíduos. Há pontos de contacto em 15 Estados-membros, mais cinco países de fora da UE – Andorra, Bósnia-Herzegovina, Noruega, Sérvia e Turquia. Em Portugal os contactos são as empresas Valorsul e Lipor, que gerem os resíduos sólidos urbanos das regiões de Lisboa, Oeste e Porto.

Em 2010, o projecto Limpar Portugal levou mais de 100 mil pessoas a sair de casa e literalmente varrer o país dos depósitos de entulhos, pneus, plásticos e pequenas lixeiras. Foi uma das maiores, senão a maior, mobilização cívica em torno de uma causa ambiental em Portugal.

Os movimentos de voluntários a limpar o país de uma ponta à outra tiveram um grande impulso a partir da mediatização de uma experiência na Estónia, em 2008. O mesmo grupo que organizou esta iniciativa tem procurado agregar, agora, o maior número de acções, no maior número de países, sob o chapéu do projecto Let’s Do It. Neste momento, há já 111 países envolvidos, com 198 acções de limpeza realizadas por nove milhões de voluntários.

Sugerir correcção
Comentar