Tornado de Paredes teve ventos de até 184 km/h

Instituto Português do Mar e da Atmosfera classifica episódio como um tornado "forte".

Foto
Estragos do tornado Nelson Garrido

O tornado que varreu Paredes no passado dia 4 de Janeiro terá tido ventos de até 184 quilómetros por hora, segundo uma avaliação feita pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Num comunicado divulgado esta sexta-feira, o IPMA diz que o rasto dos estragos observados coincidem com a trajectória de uma “supercélula” – uma grande formação atmosférica, que, para os leigos, se parece com uma enorme nuvem associada a tempestades severas, trovoadas e tornados.

O tornado passou por Paredes entre as 3h00 e as 3h15, destelhando casas, derrubando árvores e retorcendo ou partindo postes de metal e de madeira.

Segundo o IPMA, pela dimensão de estragos, o tornado terá tido uma intensidade de T3, na escala de Torro – uma das que medem a força deste tipo de episódio meteorológico. A escala vai de T0 (“tornado fraco”) a T10 (“supertornado”). T3 corresponde a um “tornado forte”. Numa outra escala, a de Fujita, o tornado de Paredes fica classificado com F1. A escala de Fujita vai de F0 a F5 – do menos grave para o mais grave.

Ainda de acordo com o IPMA, isto significa que o tornado terá tido ventos de até 184 quilómetros por hora.
 

Sugerir correcção
Comentar