Restos do furacão Joaquin podem trazer mau tempo a Portugal no domingo

Ainda há incertezas sobre a evolução da tempestade tropical e não existe por ora motivo para alerta.

Foto
O furacão Joaquin na segunda-feira NASA

Há uma luta na atmosfera entre o bom tempo na Península Ibérica e o furacão Joaquin, que afectou as Bahamas e os Estados Unidos nos últimos dias e agora está a perder força. Ninguém sabe ao certo qual será o resultado, mas uma das possibilidades é a de que os restos do furacão cheguem a Portugal no domingo, como uma frente de mau tempo.

Às 10h desta quarta-feira (hora de Lisboa), o furacão encontrava-se sobre o Atlântico, entre a costa Norte dos Estados Unidos e os Açores. A previsão é a de que às 19h deixará de ser classificado como furacão, passando primeiro a tempestade tropical e depois a depressão pós-tropical, com ventos menos intensos.

Uma zona de altas pressões atmosféricas centrada entre os Açores e a Madeira tem feito frente à evolução do furacão, como se fosse uma parede, ao mesmo tempo que influencia o bom tempo sobre a Península Ibérica.

Ainda assim, os restos do Joaquin vão avançar rumo à Europa. O Centro Nacional de Furacões, da agência norte-americana para a atmosfera e os oceanos (NOAA), prevê uma rota que passa, na quinta-feira, a norte dos Açores.

A partir daí, abrem-se duas possibilidades: uma delas é a de que o mau tempo seja desviado para o Sul do Reino Unido, a outra é a de que venha para Portugal. “Para os próximos dias, um dos cenários é o de que os restos desta depressão tropical cheguem à Península Ibérica, mas ainda há muita incerteza”, afirma a meteorologista Patrícia Gomes, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Na previsão do IPMA, o centro do mau tempo chegaria a Portugal e Galiza no final do sábado ou no domingo. Este é, por ora, o cenário mais provável, mas as previsões a mais de três dias estão associadas a grandes incertezas. “Neste momento, o cenário não é grave. É uma situação que temos de avaliar. É cedo de mais para dizer se vamos ter chuva e ventos fortes”, completa Patrícia Gomes.

A agência meteorológica britânica – o Metoffice – também considera mais provável a trajectória do ex-furacão rumo à península ibérica, e não ao Reino Unido.

O Joaquin é o terceiro furacão a formar-se na actual temporada de tempestades tropicais no Atlântico. Afundou um porta-contentores ao largo das Bahamas e combinou-se com outras condições atmosféricas para provocar cheias históricas na Carolina do Sul, nos Estados Unidos. Onze pessoas morreram e os prejuízos superam os mil milhões de dólares (cerca de 890 milhões de euros).

Não é incomum que furacões no Atlântico dirijam-se, ainda que enfraquecidos, para a Europa. No ano passado, em Outubro, o Gonzalo, que também se formou ao largo das Bahamas, deu origem a uma tempestade que atingiu o Reino Unido, causando uma morte e vários prejuízos.

No mês passado, os restos da tempestade tropical Henri colocaram vários distritos de Portugal sob alerta vermelho de mau tempo. Choveu forte no Norte do país, com alguns estragos localizados mas sem grandes consequências.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários