Renováveis garantiram 63% do consumo eléctrico em Portugal em 2014

Barragens e parques eólicos asseguram valor recorde pelo menos dos últimos 15 anos e possivelmente desde os anos 1960.

Foto
Parques eólicos já acendem uma em cada quatro lâmpadas em Portugal Paulo Pimenta

Quase dois terços de toda a electricidade consumida em Portugal em 2014 foram produzidos a partir da água, do vento e do sol. O saldo do ano aponta para 62,7% de electricidade de origem renovável, um valor inédito pelo menos nos últimos 15 anos e possivelmente sem paralelo desde a década de 1960.

A maior fatia da produção eléctrica veio das grandes barragens, que supriram 29,4% do consumo, segundo as contas da APREN-Associação de Energias Renováveis.

A seguir vêm os parques eólicos, com 23,7%. Ou seja, hoje em Portugal praticamente uma em cada quatro lâmpadas eléctricas é acesa com a energia do vento.

A terceira fonte para a electricidade em 2014 foi o carvão – a antítese das renováveis. Dos combustíveis utilizados nas centrais térmicas do país, é o mais sujo e o que mais liberta dióxido de carbono, o principal gás que está a aquecer o planeta. Mas com o valor do CO2 em baixa no mercado europeu de licenças de emissões, tem sido o preço do carvão em si – e não a sua factura ambiental – o determinante para a sua utilização para produzir electricidade em Portugal. Em 2014, a fatia que lhe coube foi de 22,2%.

O país também registou uma dependência menor da electricidade importada. Na verdade, Portugal exportou mais 30% e importou menos 22% de energia eléctrica. O saldo ainda foi negativo, mas representou apenas 1,8% do consumo total – um terço do valor de 2013.

O valor absoluto do peso das renováveis é o maior desde pelo menos 1999. António Sá da Costa, presidente da APREN, refere mesmo que só quando Portugal dependia essencialmente das barragens, nos anos 1960, é que a proporção de electricidade renovável terá sido superior.

A meteorologia conta muito para a produção das renováveis, dada a variação do nível das barragens ano a ano. Descontado este factor – que é corrigido por um índice de produtibilidade hidroeléctrica – a parcela das renováveis chegou em 2014 a 55,4%, contra 53,1% em 2013.

A meta do Governo é que haja 60% de electricidade renovável em 2020. “Só precisamos de crescer 1% por ano. É possível”, avalia António Sá da Costa. Ainda este ano a barragem do Baixo Sabor deverá começar a produzir electricidade e há mais projectos em curso.

As eólicas, que tiveram um crescimento de apenas 0,5% no ano passado, também ainda poderão subir nos próximos anos. Mas um novo salto grande, como foi dado nos últimos dez anos, está mais comprometido com a intenção do Governo de não garantir tarifas especiais para a electricidade produzida pelos parques eólicos. “Potencial para crescer existe. O problema é como será a remuneração”, resume o presidente da APREN.

Sugerir correcção
Ler 9 comentários