Projecto que convida a andar de bicicleta à sexta-feira premiado em Bruxelas

Iniciativa Sexta de Bicicleta, lançada em Abril pela MUBi, já tem mais de mil inscritos.

Foto
Estão inscritas mais de mil pessoas João Guilherme/Arquivo

O projecto Sexta de Bicicleta, lançada em Abril pela Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta (MUBi), foi um dos 18 premiados pela Comissão Europeia no âmbito da Campanha para a Mobilidade Urbana Sustentável da União Europeia. A iniciativa, que convida os portugueses a usarem a bicicleta em todas as deslocações feitas à sexta-feira, tem já mais de mil inscritos.

A campanha da Comissão Europeia, em vigor desde 2012 até 2015, visa apoiar as iniciativas que promovem a mobilidade urbana sustentável, como cursos para ensinar a andar de bicicleta ou mesmo carsharing (partilha de carro). Cada um dos 18 projectos distinguidos é financiado em 7000 euros. Da lista constam iniciativas em curso em países como Áustria, Finlândia, Dinamarca, República Checa, Espanha ou Suécia.

No caso do projecto português, “o plano é simples”, como se lê na página da iniciativa: “em cada sexta-feira de 2013, levamos a bicicleta connosco para as ruas”. Isto é, “para o trabalho, para a universidade, para as compras, para o jardim ou para o café com amigos ao fim do dia”.

Em comunicado, a associação diz que estão inscritas na iniciativa pessoas de todo o país, sobretudo das grandes cidades. Nesta terça-feira, eram já 1018. “Mulheres e homens (cerca de metade-metade), de diferentes idades, profissões, uns que já pedalavam regularmente no seu dia-a-dia, outros que não o faziam e agora começam a fazê-lo à sexta-feira”, lê-se na nota.

O objectivo do projecto é dar um empurrão para a “pequena mudança” de hábitos de mobilidade. Para quem está a começar, a MUBi disponibiliza conselhos, como preparar a bicicleta antecipadamente e estudar vários trajectos alternativos antes de optar por um, e um Manual de Utilização Urbana de Bicicleta.

Para quem mesmo assim tiver receio de se fazer à estrada, pode pedir a ajuda de um bike buddy, um utilizador experiente de bicicleta que está disponível para acompanhar quem precisar nas suas primeiras deslocações. 

Quem aceitar o desafio, que se estende até ao final de 2013, pode partilhar depois a experiência na página de Facebook da iniciativa.

Sugerir correcção
Comentar