Portugal Continental em situação de seca meteorológica fraca a moderada

Mais de 90% do território regista seca fraca a moderada e 7% está em seca severa.

Foto
A região alentejana perdeu 26 mil pessoas entre 2001 e 2011 Enric Vives-Rubio

Mais de 90% de Portugal continental encontra-se em situação de seca meteorológica fraca a moderada e 7% do território regista uma seca severa, segundo o boletim climatológico mensal de Março do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

“Em 31 de Março de 2015, e segundo o índice meteorológico de seca (PDSI),verificou-se um aumento significativo da extensão e da intensidade da seca meteorológica, estando cerca de 93% do território em situação de seca fraca a moderada e cerca de 7% em situação de seca severa”, refere o boletim disponibilizado pelo IPMA na quinta-feira.

Os locais onde se regista uma seca severa estão situados em Trás-os-Montes e no Alentejo.

No boletim, o IPMA explica que a seca está a ser provocada pela falta de chuva, que tem sido inferior ao que é normal. “De salientar que nos últimos quatro meses os valores da quantidade de precipitação mensal têm sido sempre inferiores ao normal. Em consequência, a situação de seca no final de Fevereiro intensificou-se e estendeu-se a todo o território nacional”, refere.

Segundo o boletim, o passado mês foi o que registou a precipitação mais baixa dos últimos 18 anos e teve uma “temperatura média superior ao valor normal”.

O PDSI é composto por nove níveis, que variam entre chuva extrema e seca extrema.

Sugerir correcção
Comentar