Poluição aumenta em Atenas por causa das lareiras

Recurso a lenha, em vez de aquecedores a óleo, deixa autoridades gregas preocupadas.

Foto
Na capital da Grécia, os automóveis foram sendo substituídos pelos transportes públicos Reuters

As autoridades gregas estão preocupadas com o nível a que a poluição em Atenas chegou no último fim-de-semana. A razão é simples, devido à crise económica, os cidadãos recorrem cada vez mais ao aquecimento através de lenha, em vez de dos habituais aquecedores a óleo. Este é o segundo ano em que tal acontece.

O ministro do Ambiente pediu aos habitantes da capital para "reduzirem a utilização de lareiras", devido à poluição do ar. Os níveis seguros de concentração de partículas devem estar abaixo dos 50 microgramas por metro cúbico, mas este fim-de-semana subiu aos 102.

O fenómeno ocorreu, pela primeira vez, no Inverno passado, em Dezembro, quando o imposto subiu, obrigando muitos atenienses a renunciar ao aquecimento a óleo. Na altura, a concentração das partículas suspensas no ar aumentou para 150 microgramas por metro cúbico.

Para fazer face a este problema, o Governo decidiu recentemente conceder às famílias mais pobres electricidade gratuita para se aquecerem nos dias em que a concentração de partículas chega aos 150 microgramas por metro cúbico.

Além da poluição, as autoridades também estão preocupadas com o aumento dos cortes ilegais de árvores nas florestas.

Esta é uma poluição visível, tal como aconteceu nas décadas de 1980 e 1990 quando a capital grega foi invadida por automóveis, quando este se tornou o transporte comum dos seus habitantes. A crise económica teve o impacto de, em 2010, ter contribuído para a diminuição da poluição atmosférica devido à redução do tráfego automóvel na cidade.

 

Sugerir correcção
Comentar