Pequim aprova lista de veículos "verdes" recomendados

O Governo chinês pretende voltar a investir em modelos ecológicos, depois de um escândalo relacionado com fraude ter interrompido o programa de subsídio estatal.

Foto
A primeira lista de veículos inclui quase duas centenas de modelos Reuters/DAVID GRAY

O Governo chinês publicou esta segunda-feira uma lista de veículos “verdes” recomendados e prepara assim o caminho para que 185 modelos possam receber um subsídio de apoio estatal, avança a Reuters.

Esta não é a primeira vez que Pequim investe na promoção de alternativas ecológicas para reduzir a emissão de gases e os níveis de poluição do país. A China já investiu milhões de dólares na indústria de produção de carros eléctricos e híbridos e no desenvolvimento tecnológico para estimular a competição.

No entanto, um escândalo de fraude por parte das marcas de automóveis no programa de financiamento estatal levou o Governo chinês a cortar com os subsídios e a ser mais exigente com os critérios de candidatura.

A lista agora publicada pelo Ministério da Indústria e Informação Tecnológica, a primeira de 2017, inclui veículos da BAIC Motor, Geely Automobile, BYD, Chongqing Changan Automobile e Chery Automobile.

Em 2016, Pequim publicou cinco listas. No total foram 2193 os modelos contemplados na recomendação do Governo chinês. Este ano, mais modelos deverão juntar-se à lista agora anunciada.

O ministro aprovou vários veículos que usam baterias ternárias de iões de lítio, com níquel e manganês. Entre as empresas elegíveis para os subsídios que utilizam estas baterias ficaram excluídas as coreanas LG e a Samsung.

Sugerir correcção
Comentar