Partido propõe criação de morcegos para combater dengue na Madeira

Um único morcego consome 3000 insectos por noite.

Foto
Um morcego come 3000 insectos por noite Reuters

O deputado do Partido Pelos Animais e Pela Natureza da Madeira (PAN), Rui Almeida, propôs hoje a criação de colónias de morcegos na região como forma de combater o mosquito Aedes aegypti, difusor de dengue.

A proposta foi apresentada em conferência de imprensa no Funchal pelo parlamentar madeirense como uma “medida de utilidade e preservação das espécies insulares”, numa “visão simbiótica e mais inteligente no relacionamento entre humanos e outras espécies”. Segundo Rui Almeida, um único morcego ingere cerca de 3000 insectos por noite.

O PAN sugere a realização de um levantamento da população de morcegos na região, a inventariação de sítios onde possam vir a criar colónias, especialmente úteis em perímetro urbano, admitindo que possam ser recriados sítios próprios para efeitos de preservação da espécie. 

Entre Outubro de 2012 e Abril de 2013, foram notificados 2170 casos de dengue na ilha, segundo informação da Direcção-Geral de Saúde.

Foram ainda reportados 11 casos no Continente e 71 em 13 países europeus, todos em viajantes regressados daquela ilha, adianta a DGS, salientando não terem sido registados óbitos. 

Sugerir correcção
Comentar