Orcas ficam presas sob o gelo no Canadá

Animais sobrevivem respirando através uma única abertura na cobertura de mar congelado no Quebec.

Várias orcas estão presas sob uma grossa camada de gelo na baía de Hudson, no Canadá, respirando através de uma única saída para a superfície e em risco de morrerem sufocadas ou por exaustão.

As orcas estão a fazer turnos para respirar através de uma pequena abertura no gelo, perto da comunidade Inuit de Inukjuak, no Quebec. Há 25 quilómetros a vencer para que as orcas cheguem a um ponto onde a água não esteja coberta de gelo.

“Estão presas”, disse o presidente da câmara local, Peter Inukpuk, citado pela agência Reuters. “Por vezes, parecem entrar em pânico. Ou então desaparecem por um longo tempo, provavelmente à procura de outra abertura, que não conseguem encontrar neste momento”, acrescentou.

Os animais foram identificados por um caçador de focas na terça-feira. No mesmo dia, um professor local, Clement Rousseau, publicou um primeiro vídeo nas redes sociais na Internet. Agora, já há uma página no Facebook e uma petição para tentar salvar os animais.
Onde estão as orcas
Não se sabe o número certo de orcas – que poderão ser entre 11 e 18. Há vários juvenis, o que pode significar tratar-se de uma mesma família.

Segundo Peter Inukpuk, não é usual aparecerem orcas na região em Janeiro. As orcas podem ter ficado presas quando estavam mais no interior da baía, enquanto o gelo se formava, o que este ano ocorreu mais tarde.

“São animais grandes a competir por um espaço para respirar, num buraco não muito maior do que uma secretária”, disse a bióloga marinha Lyne Morisette, da Universidade de Quebec, ao jornal The Gazette, de Montreal. Sem alternativas, os animais podem vir a morrer por exaustão ou sufocados.

Sem recursos para ajudar as orcas, os responsáveis da localidade de Inukjuak – onde vivem cerca de 1500 pessoas – pediram às autoridades que enviassem uma embarcação quebra-gelos, de modo a abrir uma passagem até ao mar aberto. O Departamento de Pescas e dos Oceanos  do Canadá ainda estava, na manhã desta quinta-feira, a avaliar o que fazer.

Entretanto, o local onde as orcas emergem – a uma hora de viagem da costa – está a atrair muitos curiosos. 

Comentários

Comentar

Inicie sessão ou registe-se gratuitamente para assinar os comentários.

Caracteres restantes:

Nos Blogues