Ondas de calor vão ser mais frequentes e intensas até 2040

Fenómeno é inevitável pelo menos até meados do século, dizem os investigadores. Depois, pode diminuir se baixarem também as emissões de gases poluentes.

Foto
Cientistas alertam para desafios que se colocam às populações perante estes cenários Miguel Manso/Arquivo

As ondas de calor vão ser mais frequentes e intensas nos próximos anos, e deverão afectar mesmo as zonas do planeta habituadas a um clima moderado. Esta é a conclusão de dois cientistas do Instituto de Investigação de Impacto do Clima de Potsdam (Alemanha), que traçaram cenários climáticos até 2100, com base nos registos históricos da temperatura e nos níveis de emissões de gases com efeito de estufa.

Publicado nesta quarta-feira na revista Environmental Research Letters, o estudo conclui que a superfície do planeta afectada por ondas de calor extremas no Verão pode duplicar em 2020, passando dos actuais 5% para 10%. Essa área será quatro vezes maior em 2040, ou seja, 20% do planeta. Os autores Dim Coumou e Alexander Robinson consideram este cenário inevitável.

Segundo o estudo, as ondas de calor de grau três (designadas 3-sigma, por se distanciarem da média histórica em três desvios-padrão) vão tornar-se mais fortes independentemente da quantidade de gases com efeito de estufa emitidos nos próximos anos.

As regiões tropicais serão as mais afectadas, uma tendência já observada entre 2000 e 2012, tal como as zonas do Mediterrâneo e do Médio Oriente.

As ondas de calor ainda mais extremas (5-sigma, com cinco desvios-padrão), muito raras actualmente, atingirão 3% da superfície do planeta em 2040, sobretudo nas zonas tropicais, lê-se no estudo.

Por outro lado, a redução das emissões de gases com efeito de estufa pode reduzir e estabilizar o número de episódios de calor extremo na segunda metade do século XXI, realça o estudo.

Mas os investigadores admitem outro cenário, no qual as emissões de CO2 continuarão a aumentar ao ritmo actual. Nesse caso, a superfície terrestre sujeita a ondas de calor extremas aumentará 1% ao ano a partir de 2040. Em 2100, as ondas de calor de nível 3 afectarão 85% do planeta e as de tipo 5 afectarão 60%.

Os autores do estudo alertam para os “graves desafios de adaptação” que se colocam às populações perante estas previsões.

Sugerir correcção
Comentar