Novo incidente em Fukushima terá sido causado por um rato

Curto-circuito em quatro eléctrico deixou piscinas com combustível nuclear mais de um dia sem sistema de arrefecimento.

Foto
Central de Fukushima: dois anos depois do acidente, um rato causou um novo susto ISSEI KATO/AFP

Um simples rato terá sido a causa de uma falha, esta semana, nos sistemas de arrefecimento do combustível nuclear da central de Fukushima, no Japão, que deixaram de funcionar por mais de um dia.

Ao fim da tarde de segunda-feira (manhã em Portugal), um corte na electricidade interrompeu o funcionamento dos sistemas de arrefecimento nas piscinas com resíduos nucleares de três reactores da central e numa quarta piscina comum a todo o complexo. A situação foi normalizada aos primeiros minutos desta quarta-feira, horário do Japão.

Técnicos da Tepco – a empresa que opera a central nuclear – encontraram um pequeno animal, possivelmente um rato, morto junto de um quadro eléctrico com sinais de queimado. Segundo a empresa, o animal deverá ter tocado no quadro, provocando um curto-circuito.

Foi o suficiente para desligar no total nove sistemas eléctricos, causando um novo incidente na central de Fukushima, palco em 2011 do segundo maior acidente do uso civil da energia nuclear, apenas superado por Tchernobil, na Ucrânia, em 1986.

Nos reactores 1,3 e 4, a falha eléctrica desta semana afectou o arrefecimento das piscinas onde estão depositados sobretudo combustível nuclear usado. O mesmo aconteceu numa quarta piscina, que serve de depósito comum aos seis reactores de Fukushima.

Segundo a Tepco, a temperatura da água nas piscinas esteve longe de atingir o limite de segurança de 65 graus Celsius. O principal risco seria a água entrar em ebulição, evaporando e eventualmente deixando as barras de combustível em contacto com o ar e a aquecer.

A preocupação maior era com a piscina do reactor 4, a mais carregada de material radioactivo, com 1300 barras de combustível usado e também com 200 barras de combustível não utilizado.

O sismo e o tsunami que abalaram o Japão há dois anos provocaram um grave acidente nuclear em Fukushima. O tsunami destruiu os sistemas de arrefecimento, afectando gravemente quatro reactores. Houve duas explosões, fusão de combustível nuclear e libertação de radioactividade. As piscinas com o combustível usado também foram afectadas. Desde então, Fukushima e quase todas as outras centrais nucleares do Japão estão encerradas.
 
 

Sugerir correcção
Comentar