Ministro do Ambiente assistiu em Mértola à libertação de lince nascido em Espanha

São já mais de 120 os felinos no Centro Nacional de Reprodução do Lince Ibérico em Silves. Já foram libertados 18.

Fotogaleria
No Vale Guadiana, existem 18 linces em meio natural. ISNF
Fotogaleria
No Vale Guadiana, existem 18 linces em meio natural. ISNF

O actual ministro do Ambiente João Matos Fernandes seguiu as pisadas do anterior responsável pela pasta Jorge Moreira da Silva para assistir, na Herdade da Cela em Mértola, à libertação de mais um lince ibérico (Lynx pardinus).

Matos Fernandes que se fez acompanhar pela secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Célia Ramos, abriu a porta da jaula ao felino – um gesto que interpretou como “um momento muito simbólico e de grande importância”. O ministro destacou ainda, citado pela Lusa, como este projecto de reintrodução do lince ibérico é “um sucesso”.

O lince agora libertado, “baptizado” com o nome Mistral, quando nasceu em 2015 no Centro de Reprodução de Zarza de Granadilla, em Espanha, é o 18.º animal a ser libertado no meio natural e em pleno Vale do Guadiana, o único local onde até agora foram reintroduzidos linces ibéricos no âmbito do projeto LIFE+Iberlince.

O ministro não escondia a sua satisfação por saber que, para além dos 18 linces devolvidos à natureza, “já nasceram crias sem ser em cativeiro”. Com efeito, entre 2 e 8 de Março deste ano, ocorreu o parto da fêmea Lagunilla, com 2 anos de idade, e que veio do Centro de Reprodução de Zarza da Granadilla em Espanha. A 12 de Maio os técnicos do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) conseguiram observar e fotografar duas crias que terão cerca de 2 meses “admitindo-se a existência de uma terceira”.

Poucos dias após o parto, a caminhada da mãe com os filhotes foi no sentido oeste, percorrendo cerca de 15 km em campo aberto e fixando-se a poucos metros da estrada nacional (N123) Castro Verde-Mértola. Como a situação constituía “um grande risco de atropelamento”, os técnicos do ICNF intervieram para retirar o lince do local conseguindo que a fêmea voltasse "para a zona do núcleo original e acabando por estabelecer o seu território junto aos restantes linces”.

Uma semana após a confirmação da primeira cria, filha de outra fêmea deste núcleo fundador de linces, a equipa de seguimento do ICNF conseguiu confirmar a existência da segunda ninhada e baptizou uma das crias como “Nosso”.  

Matos Fernandes adiantou que ao longo de 2016 vão ser soltos na natureza “mais alguns” linces, mas fez uma advertência: “Nunca podemos cantar vitória numa coisa destas. Temos que ter sempre muito cuidado com a forma como corre a reintrodução da espécie”, sublinhou.

O facto de praticamente todo o Vale do Guadiana estar sujeito à actividade cinegética não é problema para o ministro, ao considerar que a permanência do lince em estado selvagem é compatível com a actividade da caça, como está demonstrado pela forma como decorre programa de reintrodução desta espécie em Portugal, que considerou “o melhor exemplo” dessa convivência.

E exemplificou: “Esta é uma zona de caça e, por ser uma zona de caça, tem alimento para o lince” e o animal “pode ser aqui lançado”, ao contrário de outras áreas. O governante garantiu que o Governo está a preparar um plano para reintroduzir o lince-ibérico na Serra da Malcata, o que poderá acontecer dentro de alguns anos.

Em meados dos anos 90 do século passado, foi estimado que os efectivos totais da espécie na última década se situariam “entre 1000 a 1200 indivíduos distribuídos por nove núcleos populacionais, três localizados em Portugal e os restantes em Espanha”, explicou o ICNF. A distribuição fragmentada desta espécie de felino e os núcleos populacionais “sem viabilidade” alertaram os responsáveis do ambiente dos dois países ibéricos para a situação de “ameaça da espécie” com apenas 350 fêmeas reprodutoras.

No início da década de 2000 foi conduzido um censo diagnóstico à escala ibérica, resultando de um esforço coordenado entre Portugal e Espanha. Este censo revelou que as populações de lince estavam reduzidas a dois núcleos, ambos situados na região da Andaluzia, com total inferior a 200 indivíduos.

A espécie encontrava-se em estado crítico, com uma iminência de extinção. A sua recuperação passaria inevitavelmente por um projecto de reprodução em cativeiro e reintrodução que seria a base para recuperar os núcleos históricos, bem como de um esforço alargado de recuperação de habitats e presas.

O programa de reprodução em cativeiro de lince-ibérico inicia-se formalmente em 2001 e a sua evolução conduziu à implementação de cinco centros de reprodução (entre os quais o porttuguês Centro Nacional de Reprodução do Lince Ibérico em Silves) e a uma população cativa hoje em dia de mais de 120 animais.

Ao abrigo do Projecto LIFE+ “Recuperação da distribuição histórica de lince-ibérico em Espanha e Portugal” (Iberlince), co-financiado pela União Europeia, foram iniciadas acções de reintrodução em quatro áreas em Espanha e uma em Portugal em 2014 com um total de cerca de 140 animais libertados até à data. Assim, a situação actual do lince-ibérico conta com cerca de 300 indivíduos distribuídos por dois núcleos populacionais, ambos situados em Andaluzia: Doñana-Aljarafe e Cardeña-Andújar;

Populações reintroduzidas, ainda com efectivos reduzidos mas com reprodução confirmada em Guadalmellato e Guarrizas (Andaluzia), Matachel (Extremadura), Montes de Toledo (Castilla la Mancha), e Vale do Guadiana (Portugal).

O Centro Nacional de Reprodução em Silves forneceu, até à data, 44 exemplares para libertar na natureza.

Sugerir correcção
Comentar