Israel combate praga de gafanhotos vinda do Egipto

Autoridades lançaram pesticidas para evitar que insectos cheguem a culturas agrícolas. Milhões passaram antes pelo Egipto. FAO mantém região sob alerta.

Fotogaleria
Desde Janeiro que a ONU mantém a região do Médio Oriente sob vigilância SAID KHATIB/AFP
Fotogaleria
Dezenas de milhões de gafanhotos passaram pelo Egipto, antes de chegarem a Israel MENAHEM KAHANA/AFP
Fotogaleria
Autoridades temem que praga afecte culturas agrícolas MENAHEM KAHANA/AFP
Fotogaleria
Gafanhotos entraram em Israel pelo deserto de Negev AMIR COHEN/REUTERS
Fotogaleria
Os insectos são juvenis, oriundos de uma zona de reprodução mais a Sul, nos países do Mar Vermelho AMIR COHEN/REUTERS
Fotogaleria
Logo cedo na quarta-feira começou o combate aos insectos com pesticidas MENAHEM KAHANA/AFP

A poucas semanas da Páscoa judaica, uma das pragas bíblicas do Egipto abateu-se sobre Israel: nuvens de gafanhotos escureceram os céus no sul do país na terça-feira e as autoridades estão agora a tentar controlar a invasão, que pode ameaçar culturas agrícolas.

Mal raiou o dia esta quarta-feira, equipas do Ministério da Agricultura de Israel começaram a combater os gafanhotos, com pesticidas lançados a partir do ar e do solo.

Os insectos começaram a chegar em grande quantidade na terça-feira, vindos do Egipto, através da península do Sinai. Amanheceram pousados numa área de cerca de 800 hectares do deserto. A aplicação de pesticidas começou a ser feita logo no princípio da manhã, antes que o orvalho sobre as asas dos gafanhotos secasse, permitindo que voltassem a levantar voo.

Os gafanhotos que chegaram a Israel fazem parte de grandes enxames que apareceram no Cairo, no sábado, dia 2. As estimativas do número de gafanhotos no Egipto variam entre 30 milhões e 120 milhões.

Nos dias seguintes, foram empurrados pelos ventos em direcção à península do Sinai, chegando depois ao deserto de Negev, em Israel, e à Faixa de Gaza. Calcula-se em um milhão o número de gafanhotos.

A Organização para a Alimentação e Agricultura, das Nações Unidas (FAO, na sigla em inglês), está a acompanhar a situação há mais tempo, mantendo desde Janeiro sob vigilância a zona de reprodução dos gafanhotos mais a Sul, junto ao Mar Vermelho. Em Fevereiro, foram detectados enxames no sul do Egipto, Sudão, Arábia Saudita e Eritreia. A FAO mantém toda a região sob alerta de risco para as culturas agrícolas.

Sugerir correcção
Comentar