Inglaterra proíbe a partir de hoje fumar em carros com crianças

Medida já existe também noutros países, mas não em Portugal. Multas vão até 50 libras (68 euros).

Foto
Fumar um cigarro num automóvel polui mais do que vários cigarros num bar DR

Fumar num carro com crianças é agora um acto proibido em Inglaterra e no País de Gales. Uma lei neste sentido entrou em vigor nesta quinta-feira e os infractores estão sujeitos a uma coima de 50 libras esterlinas (68 euros).

O objectivo é reduzir a exposição ao fumo passivo nos automóveis, que afecta cerca de 430.000 crianças dos 11 aos 15 anos, segundo a British Lung Foundation, uma organização não-governamental britânica.

Depois de um cigarro, diz a British Lung Foundation, a concentração de fumo de tabaco dentro de um carro é 11 vezes maior do que a de um bar com fumadores. O fumo passivo aumenta o risco de asma e outras doenças respiratórias nas crianças e custa 23 milhões de libras (31 milhões de euros) por ano ao serviço nacional de saúde britânico.

A medida agora adoptada vale apenas em Inglaterra e no País de Gales. Mas a Escócia também apreciará uma lei semelhante no próximo ano.

Segundo a lei, se uma pessoa estiver a fumar dentro de um carro onde haja um menor de 18 anos, tanto o fumador como o condutor estarão sujeitos a uma multa. Não importa se as janelas estão abertas ou se o veículo tem tecto de abrir. A proibição não se aplica, porém, a descapotáveis, quando abertos.

As multas não deverão ser aplicadas de imediato. A polícia britânica já disse que utilizará no princípio uma abordagem “educativa”, de modo a primeiro criar a consciência de que é ilegal fumar num carro com crianças.

A mesma medida já foi adoptada por diversos países, mas com diferentes idades-limite. Na Austrália e no Canadá, é proibido fumar em carros com crianças de menos de 16 anos. Em França e na África do Sul, são 12 anos. Nos Estados Unidos, há diferentes leis estaduais, com a idade-limite entre os oito anos (Vermont) e os 18 anos (Califórnia).

Em Portugal, o Governo chegou a cogitar semelhante proibição, mas a medida acabou por não ser incluída na revisão da legislação antitabágica aprovada este ano. 

Sugerir correcção
Comentar